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Comercial que retrata cuidados importantes no pós-parto é banido do Oscar

No Instagram, a marca Frida Mom iniciou um debate importante sobre como falamos pouco sobre os cuidados com a cicatrização do parto normal.

Por Alice Arnoldi
Atualizado em 10 fev 2020, 17h43 - Publicado em 10 fev 2020, 17h40

No último domingo (9), o público pôde acompanhar a maior premiação anual de cinema americana, o Oscar 2020. Entre as diferentes nomeações que fizeram barulho ao levar o prêmio para casa, como o longa “Parasita” e a animação “Hair Love”, outra produção chamou atenção na internet: o comercial sobre pós-parto da marca Frida Mom, que foi impedido de ser transmitido durante o evento.

Com um minuto e 35 segundos, a publicidade mostra uma situação comum entre mães que passam pelo pós-parto de um bebê que veio ao mundo de modo normal.

Pela madrugada, o recém-nascido começa a chorar. A mãe acende o abajur, o acalma ainda no berço e caminha até o banheiro. Nesse momento, a câmera acompanha o seu andar dolorido e mostra a calcinha com o grande absorvente usado nesse período, que serve para reter as substâncias eliminadas durante a cicatrização do corpo.

Já no banheiro, vemos a personagem sentada no vaso e sentindo o que muitas mulheres passam nesse momento: a dor de precisar limpar a região que sofreu lacerações com a saída do bebê, o incômodo ao urinar e a dificuldade de manter a área íntima higienizada para que ajude na cicatrização.

Com esses detalhes debatidos subliminarmente no anúncio, a Frida Mom se apresenta ao mercado como uma empresa que tem produtos especializados para os cuidados que o pós-parto pede. Só que mesmo essa abertura de diálogo sendo de extrema importância para que cada vez menos exista tabu ao redor do assunto, ela não foi vista como um conteúdo possível de ser transmitido durante a premiação do último domingo.

No Instagram da marca, eles explicaram o que aconteceu. “O anúncio que você está prestes a assistir foi rejeitado pela ABC e pelo Oscar durante a exibição do prêmio deste ano. Ele não é de natureza “violenta, política” ou sexual. Nosso anúncio não é religioso ou lascivo e não mostra armas ou munições. “Higiene feminina e alívio de hemorróidas” também são assuntos proibidos. É apenas uma nova mãe, em casa com seu bebê e seu novo corpo pela primeira vez. Ainda assim fomos rejeitados. E nós ainda nos perguntamos porque as novas mães estão despreparadas. Então, espalhe isso e divida esse vídeo como cada nova mãe. Ela merece estar preparada!”.

Nos comentários, diferentes mulheres escreveram sobre como o anúncio as fizeram chorar e voltar para o exato momento em que elas tiveram seus bebês. E os agradecimentos pela produção também ganharam espaço na publicação.

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