De estrelas a galáxias, descubra os nomes inspirados no espaço sideral
Muito procurados por amantes de astronomia, nomes com referências ao cosmos são opções inovadoras que têm ganhado popularidade
Quem nunca recorreu aos céus em busca de uma resposta ou inspiração? Na hora de escolher um nome para o seu filho ou filha, essa pode ser a solução. E nomes com origem na astronomia têm se tornado cada vez mais populares.
De estrelas a galáxias, são inúmeras as possibilidades encantadoras no Universo. Não é à toa que essa foi a premissa do diretor Daniel Ortiz ao nomear os protagonistas de “Família é Tudo”, novela da Globo lançada este ano. Os irmãos Andrômeda, Vênus, Júpiter, Plutão e Electra fazem sucesso na mais recente produção da emissora.
Há, portanto, quem faça a sua escolha com base diretamente no Sistema Solar, selecionando um entre os seus oito planetas: Mercúrio, Vênus, Terra, Marte, Júpiter, Saturno, Urano e Netuno. Com origens na mitologia romana, cada um dos nomes carrega um significado potente e repleto de força.
Lua (e suas variações, como “Luan” e “Luna”), Estrela ou Estela, Sol e Céu também são escolhas recorrentes para os admiradores dos astros. Mas há muitas outras opções. Quer dar à sua criança um nome vindo do espaço sideral? Confira algumas ideias e inspire-se!
Selene: é associada à deusa grega da Lua. Seu significado é frequentemente traduzido como “luz da lua” ou apenas “lua”, em referência ao satélite natural da Terra.
Ofélia: derivado do grego ophellia, que significa “ajuda”, é o nome de uma das 27 luas do planeta Urano. Uma curiosidade é que a maioria de seus satélites naturais foram batizados em homenagem a William Shakespeare, sendo Ofélia uma das personagens da peça “Hamlet”. Para os amantes de música, Ophelia também é o nome de um dos maiores sucessos da banda The Lumineers.
Gaia: esse nome grego significa “Terra” ou “Mãe-Terra”. Na mitologia, Gaia é vista como a personificação divina da Terra e a segunda divindade primordial do Olimpo.
Celeste: originário do latim caelestis, significa “celestial” ou “vinda do céu”, o que é associado tanto ao universo quanto à espiritualidade. Popular nos países de língua espanhola, o nome também remete à cor azul-celeste, que transmite paz e serenidade.
Dafne: nome de uma das luas do planeta Saturno, é originário da Grécia Antiga e significa “louro”. Suas raízes remontam a uma lenda mitológica, em que Dafne era uma ninfa que, para fugir das investidas do deus Apolo, foi transformada em árvore por seu pai.
Miranda: com origem no latim mirandus, que significa “adorável”, esse é o nome de outra lua do planeta Urano. Inspirado também nas peças shakespearianas, ele figura entre uma série de opções que seguem a mesma lógica, como Cordélia, Rosalinda, Bianca, Julieta, Caliban e Oberon.
Hélio: para além de um gás nobre na tabela periódica, Hélio significa “sol”, o maior astro do Sistema Solar. Com origens gregas e latinas, ele ainda pode remeter à “luz do dia” ou apenas “dia”. Esse também é o nome do famoso artista plástico brasileiro Hélio Oiticica.
Apolo: um dos principais deuses do Olimpo, Apolo era responsável pelo movimento e sustentação do Sol. Com origem na mitologia grega, remete à “força” e à “vida”. Além de ser o nome de uma das principais missões espaciais da NASA, ele foi escolhido para nomear a nave que levou o primeiro homem à lua: a Apollo 11.
Navi: o nome, originário do hebraico, significa “profeta” ou “porta-voz”. Na astronomia, ele se refere a uma famosa estrela que pertence à constelação Cassiopeia.
Draco: com origem grega, significa “protetor” e “guardião” e está relacionado à constelação de Dragão. Composta por 21 estrelas, ela pode ser encontrada no hemisfério celestial norte. Para quem gosta de cinema e literatura, esse também é o nome de um dos personagens da saga Harry Potter: o bruxo Draco Malfoy.
Arturo: derivado do celta Artur, é o nome da estrela mais brilhante da constelação Böotes, localizada no hemisfério celestial norte. Ela é considerada a quarta estrela mais brilhante do nosso céu. Além de estar associado à “coragem”, seu significado também remete à “guardião do urso”, por estar próximo às constelações Ursa Maior e Ursa Menor.