Continua após publicidade

Alice e Valentina seguem na lista? Veja 20 nomes femininos para 2024

Confira as nomenclaturas que continuam entre as mais escolhidas e aquelas que serão novidade no ano que vem!

Por Ligia Moraes
Atualizado em 11 dez 2023, 10h16 - Publicado em 7 dez 2023, 11h15

2024 está chegando e promete trazer consigo novas tendências para nomes de bebês – além daqueles queridinhos que se mantêm firmes de um ano para outro.

Às famílias que querem sempre se manter antenadas, a Gambling – empresa de serviços de marketing digital – usou uma ferramenta de Inteligência Artificial e dados de pesquisas dos principais mecanismos de busca para prever as nomenclaturas que deverão estar entre as mais populares. 

A pesquisa envolveu aproximadamente 2 mil cidadãos brasileiros de diversos estados e apontou os nomes estrangeiros, de fácil pronúncia e com significados positivos como as principais tendências para o ano que se inicia. Confira! 

Maria 

“Senhora soberana” e “virtuosa”

Maria tem uma origem incerta, possivelmente vinda do hebraico Myriam, que significa “senhora soberana, vidente”. Também pode vir  sânscrito Maryáh, fazendo referência a “pureza” e “virtude”.

Continua após a publicidade

Ana 

“Graciosa”

Ana vem do hebraico Hannah, que quer dizer graciosa ou “cheia de graça”. É um nome popular no Brasil há muitos anos e continua a ser um dos mais escolhidos pelos pais.

Alice 

“Aquela que é nobre”

O nome Alice surgiu através das versões francesas Adaliz, Alesia, Aliz, cuja origem remete ao termo germânico Adelheid, formado pela união dos elementos adal, que simboliza nobre”, e haidu, uma referência a “qualidade”.

Heloísa 

“Corajosa” e “destemida”

Continua após a publicidade

Heloísa pode derivar do germânico antigo “Helewidis”, que significa “aquela que luta” ou “guerreira“. Assim, o nome carrega consigo qualidades tais como coragem e bravura.

Laura 

“Vitoriosa” e “gloriosa”

Laura tem origem no substantivo latino laurus, que significa “loureiro, louro”. Na Antiguidade, era o símbolo da vitória, da imortalidade e da glória.

Valentina

“Aquela que é valente”, “menina saudável” e “vigorosa”

Valentina tem origem no nome latino Valentinus. Trata-se de um diminutivo de valens, valentis. Quer dizer “valente, forte, vigorosa e cheia de saúde”.

Continua após a publicidade

Isabella

“Consagrada a Deus”

Isabela é uma variante do nome Isabel, que tem origem no nome hebraico Izebel, significando “casta, pura”. Uma das acepções consideradas vem de Elisabete que, por sua vez, tem origem no termo Elishebba, ganhando o significado de “consagrada a Deus”.

Sophia

“Sábia

Sophia tem origem no termo grego sophia, que pode ser traduzido como sabedoria. É um nome moderno e popular nos últimos anos, perfeito para uma menina inteligente!

Larissa 

“Protetora”

Continua após a publicidade

Larissa tem origem grega e mitológica, e está diretamente relacionada a uma ninfa.  Outro simbolismo grego está na associação com “acrópole” ou “cidadela”, uma fortificação construída em um ponto estratégico de uma cidade com o objetivo de protegê-la.

Julia 

“Fofa” e “filha de Júpiter”

Júlia tem origem no latim Julius, derivado do grego Ioulos, que quer dizer “fofo” ou “macio”. Há ainda outra vertente que relaciona a origem do nome ao deus romano Júpiter, significando “filha de Júpiter”.

Emanuelly

“Deus está conosco”

Emanuelly tem origem no hebraico Immanuel, que quer dizer “Deus está conosco”. Surge da junção dos elementos immánu, que significa “conosco”, e El, que representa “Deus”. É  um nome que reflete a fé e uma aproximação com o divino.

Continua após a publicidade

Gabriela 

“Mulher de Deus”, “menina sagrada”

Gabriela é um nome hebraico que significa “mulher de Deus”. É um nome clássico que evoca força e espiritualidade. 

Hebe

“Deusa da juventude”

Tem raízes na palavra grega “hebē”, que significa “juventude“. Na Mitologia Grega, era considerada a guardiã da fonte da juventude dos deuses, fornecendo-lhes a vitalidade eterna e a beleza imortal. O nome representa a energia do frescor e da vitalidade.

Melissa

“Doce como mel” e “abelha”

Melissa surgiu a partir da palavra grega mélissa, que significa “abelha”. Outra origem do nome é a partir da palavra em latim mel, que tem significado literal. Uma ótima escolha para uma menininha doce.

Yasmin

“Flor de jasmin”

Yasmin tem origem na palavra persa yasmin, a partir de Yasamen, que significa “jasmim”. Por extensão, também representa “flor perfumada”. É um nome que exala beleza e doçura!

Beatriz 

“Menina abençoada que traz felicidade”  e “viajante”

Beatriz se origina no latim Beatrice, indicando a “bênção que traz felicidade, mas também pode estar relacionado a Viatrix, derivado de “viajante”.

Fernanda 

“Mulher livre”

Fernanda apresenta raiz germânica. Sua etimologia está ligada às palavras fardi, que significa “viagem“, e nand, que remete a “ousadia”. Uma das interpretações possíveis para esse nome é “mulher livre“.

Lara 

“Comunicativa” e “falante”

Lara tem diversas origens. É uma variante de Larunda, nome mitológico proveniente de outro termo grego, lalein, que significa “falar, dando o significado de “falante”. Pode ainda ter surgido como a versão islandesa de Laura.

Lívia

“Cheia de vida” e “delicada” 

Existem várias acepções atribuídas a esse nome. A partir do sueco liv, Lívia pode significar “vida“. Outra origem possível vem do latim liviu, com sentido de “pálida” e “clara”. Nesse contexto, a simbologia do nome remete a pureza, delicadeza e suavidade.

Lorena 

“Aquela que tem fama e glória”

Tem origem no francês antigo Lot-regne, que significa “reino de Lotário” – terceiro imperador do Sacro Império Romano-Germânico. Lotário vem do germânico Hlodohari, que significa “o reino do guerreiro famoso”. Dessa forma, Lorena é um nome que reflete os atributos virtuosos de honra e orgulho.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade