Violência obstétrica: projeto dá voz a mulheres que sofreram traumas no parto

Uma doula e uma pesquisadora percorreram os Estados Unidos para ouvir as experiências de mães que não tiveram poder de escolha na hora de ter os seus filhos.

Todo dia, milhares de mulheres dão à luz ao redor do globo. Para muitas delas, no entanto, esse não é um momento para ser guardado na memória. Pensando nisso, entre maio e junho de 2015, a doula e fotógrafa Lindsay Askins e a pesquisadora e vice-presidente da ONG ImprovingBirth.org, Cristen Pascucci, percorreram os Estados Unidos com o objetivo de fotografar e conhecer a história de mães que tiveram um parto traumático ou uma experiência ruim ao sofrer um aborto, por exemplo. Foi daí que nasceu o Exposing the Silence (Expondo o Silêncio), um projeto fotográfico que dá voz àquelas que não foram ouvidas no momento em que mais precisavam.

A iniciativa conta com um site, no qual é possível ter acesso a todos os relatos. “Nós estamos dando a elas uma plataforma para mostrar a sua força”, dizem as idealizadoras do projeto. “É hora de as mulheres se sentirem confiantes para falar abertamente sobre o trauma na hora do nascimento. É hora de o sistema judiciário levar esses casos a sério e considerá-los viáveis em um tribunal de justiça. É hora de o sistema de maternidade mudar drasticamente a forma como a grávida e a mulher que dá à luz são percebidas e tratadas. Ninguém está ouvindo – é hora de expor o silêncio”, escrevem.

A seguir, confira os depoimentos de algumas das mulheres entrevistadas por Lindsay e Cristen.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s