Playlist do parto: músicas para ouvir e relaxar ao dar à luz

Torne o momento mais especial da sua vida ainda mais emocionante com músicas que fazem parte da sua história.

Por Alessandra Rebecchi Feitosa (colaboradora)
Atualizado em 3 abr 2017, 17h17 - Publicado em 10 fev 2015, 19h11
Zurijeta/Thinkstock/Getty Images
Zurijeta/Thinkstock/Getty Images (/)
Continua após publicidade

E aí você começa a preparar a sua mala para a maternidade e lá estão: as roupinhas do bebê, suas camisolas, artigos de higiene pessoal, as lembrancinhas e a playlist com as músicas para o parto. Sim, se você ainda não havia pensado neste último item, saiba que ele pode deixar o seu parto ainda mais especial.

A seleção da playlist é muito pessoal e tem a ver com a história dos pais. Músicas que marcaram o relacionamento do casal, outras que foram importantes durante a gravidez, canções que tragam fé, opções que a façam relaxar ou até mesmo dançar para valer. É verdade, durante o trabalho de parto, algumas mulheres sentem necessidade de descansar o corpo e deixar a tensão de lado, mas outras vão se sentir muito bem dançando ao som das músicas que gostam.

“Durante o trabalho de parto da minha primeira filha, ouvi o CD do Israel Kamakawiwo’ole repetidas vezes e as músicas havaianas me ajudaram a soltar os quadris”, conta Catherine Crema Mercadante, mãe de Laura, de 5 anos, e Penélope, de 10 meses. Catherine ouviu o CD do saudoso cantor havaiano durante sua gestação e o escolheu para ser a trilha sonora de seu parto domiciliar.

A blogueira Michelle Amorim, do blog Vida Materna, mãe de Melanie, de 4 anos, e Leonardo, de 1 aninho, preparou uma playlist com músicas selecionadas para o seu segundo parto. “Tinha de tudo: Nando Reis, Lenine, Cássia Eller, Maria Bethânia, John Mayer, Pink Floyd, Coldplay, enfim, uma miscelânea de coisas que gosto”, lembra Michelle. Leonardo nasceu em um lindo parto natural hospitalar ao som de All Star, na voz de Cássia Eller, embalado pelos versos: “Estranho seria se eu não me apaixonasse por você”.

Mas será que posso levar um CD para a sala de parto?

Algumas maternidades possuem o aparelho para reproduzir as músicas na própria sala de parto. Mas você também pode optar por levar seu próprio computador, iPod ou aparelho de CD, por exemplo. Informe-se sobre essas possibilidades com a maternidade escolhida.

Continua após a publicidade

Em partos domiciliares fica ainda mais fácil, porque você terá tudo o que desejar à mão e sem depender da autorização dos profissionais que assistem as gestantes durante o nascimento do bebê.

Mas não se esqueça de que o parto é um momento único e que você tem todo o direito de escolher como ele será. Aliás, já pensou em escrever um plano de parto para deixar tudo registrado e levá-lo ao conhecimento da sua equipe?

Sugestões de músicas para o parto

A escolha da trilha sonora para o seu parto é mesmo muito íntima, mas separamos aqui algumas ideias de canções que você pode adicionar à sua playlist da grande hora:

[spotify id=”spotify:user:dfonce:playlist:3xRZ3A5YKB5mKuG71BTMNV” width=”648px” height=”500px” /]
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.