Ovulação: como identificar quais são os seus dias férteis

É nesse período que aumentam suas chances de engravidar, por isso, é importante saber quando ele acontece.

Quando um casal resolve ter um bebê, fazer sexo ganha status de compromisso, com dia e hora marcados. Se a gravidez não acontece rapidamente, o estresse toma conta. Então, antes de entrar nessa tensão, saiba exatamente quando você está ovulando, pois é nesse período que aumentam suas chances de engravidar. E durante o resto do ciclo tente relaxar. Em outras palavras, preocupe-se com a concepção apenas no período da ovulação. No restante, aproveite a vida sexual sem cobranças ou expectativas. “Ao contrário do que as pessoas pensam, não é possível controlar todo o processo até conseguir engravidar”, esclarece o ginecologista Marco Antônio Lenci, do Hospital Albert Einstein, de São Paulo. E essa tensão, ao invés de ajudar, pode atrapalhar, alerta. Para facilitar sua vida, veja como calcular os dias da ovulação:

Temperatura basal: o método, indicado para mulheres que têm o ciclo regular consiste em medir a temperatura diariamente pela manhã, quando ela está mais baixa. No dia da ovulação, devido à ação da progesterona, ela tende a subir cerca de 1 grau. A questão é que a temperatura pode subir alguns dias antes e se manter elevada alguns dias depois da ovulação. Ou seja, fica impossível ter certeza do dia exato por esse método. O ideal é manter as temperaturas anotadas por vários meses para que você observe em que período do ciclo ela sobe. Com essa informação, tenha relações alguns dias antes e alguns dias depois.

Tabelinha: o método é indicado para mulheres que têm ciclos regulares. Você considera o primeiro dia da menstruação o dia 1 e conta até o primeiro dia da menstruação seguinte. Subtraia 18 dias do número total e tenha relações em dias alternados, por uma semana. Exemplo: para um ciclo de 30 dias, diminua 18. A partir do dia 12, faça sexo dia sim, dia não.

Cólica: cerca de 20% das mulheres sentem cólica leve ou pressão no abdômen durante o período ovulatório. O desconforto pode durar alguns minutos ou até mesmo algumas horas.

Mudança no muco cervical: devido às flutuações hormonais do organismo durante o ciclo menstrual, o muco cervical também muda de cor e textura. Antes da ovulação, a quantidade é pequena ou inexistente e a vagina fica mais seca. No período ovulatório (que inclui alguns dias antes e outros depois da ovulação), a secreção é abundante e transparente. Para algumas mulheres, lembra a clara do ovo. Além da proximidade com a ovulação, a chance de engravidar também aumenta porque os espermatozóides têm vida mais longa nesse ambiente. E após esse período, ele fica como no início do ciclo.

Teste de ovulação: comprado em farmácia, ele funciona como um exame de gravidez. A mulher coloca três gotas de urina no estojo e aguarda alguns minutos. O resultado indica se ela está ovulando. Para ter mais precisão, é necessário começar usá-lo logo que a menstruação terminar.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s