Continua após publicidade

O que é percentil fetal? Entenda o significado desse número

Saiba quando o peso do bebê relacionado à idade gestacional pode ser motivo de alerta

Por Carla Leonardi
1 Maio 2023, 14h00

Se você está ou já esteve grávida, certamente se deparou com o termo “percentil fetal” durante o pré-natal. Em linhas gerais, trata-se de uma relação entre o peso estimado do feto e a idade gestacional, resultando em um número que pode ir de 0 a 100 – esse será o percentil dele naquele momento.

Helena Cossich, obstetra, especialista em Videocirurgia Ginecológica e sócia-fundadora do clube materno-infantil Baby Concierge, explica mais detalhadamente: “O percentil fetal é calculado a partir das medidas feitas na ultrassonografia. Colocamos os dados numa fórmula e, considerando o resultado, teremos a estimativa do peso do bebê. Assim, de acordo com a idade gestacional, ele ficará numa faixa de peso, que é o que chamamos percentil”.

Esses números que permitem estimar o peso do feto são relativos às medidas da circunferência craniana, do abdômen e do fêmur.

Ultrassom: imagem de bebê dentro da barriga. É possível identificar todo seu corpinho.

Continua após a publicidade

Quando o percentil é um alerta

“Com percentis entre 10 e 90, estamos diante dos resultados esperados. Menos que 10 ou mais de 90 são os casos que precisam de investigação“, alerta Helena. Mas isso não significa, necessariamente, que há algo de errado com o feto. “Dependendo da genética, podemos estar diante de um bebê pequeno ou grande constitucional, o que não representa um problema de crescimento dentro do útero”, pondera.

O olhar cuidadoso, porém, é importante para avaliar se há algum problema até então não diagnosticado, “tanto na mãe quanto no próprio feto”, diz a especialista. É essencial investigar se algo está fazendo com o que o pequeno cresça mais que o esperado (o pode acontecer, por exemplo, na diabetes gestacional) ou se há algum problema restringindo seu crescimento.

Por fim, vale ressaltar que, ao nascer, quando o bebê apresenta um percentil acima de 90, ele é considerado GIG (grande para a idade gestacional – referente à semana de gravidez com que veio ao mundo). Já o recém-nascido abaixo do percentil 10 é chamado PIG (pequeno para a idade gestacional).

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade