Em um boletim diário da Secretaria Estadual de Saúde de Pernambuco sobre os casos de coronavírus no estado, confirmou-se a morte de uma gestante de 33 anos, no domingo (5), em Recife. Viviane Albuquerque era fisioterapeuta e estava na 32ª semana de gravidez.
Ainda de acordo com o documento, a paciente havia sido testada para o Covid-19 e a confirmação da doença saiu no dia 1 de abril. Ainda na semana do exame, Viviane tinha apresentado tosse e febre, e foi internada no hospital particular Unimed Recife, segundo informações do UOL.
Quando a doença foi confirmada, a fisioterapeuta foi levada para a Unidade de Terapia Intensiva (UTI). Entretanto, o seu quadro piorou e, no sábado (4), precisou ser entubada. Ainda na madrugada do mesmo dia, os médicos decidiram fazer uma cesárea de emergência para a retirada do bebê.
Até o momento, ele está internado na UTI do hospital em estado grave. Entretanto, ainda não há nenhuma correlação de a situação delicada do recém-nascido ser em decorrência dele testar positivo para o Covid-19.
Os estudos publicados até agora perceberam que as gestantes que contraíram a doença na reta final da gravidez não deram à luz bebês com sintomas de coronavírus. As conclusões elaboradas a partir disso é que, por enquanto, não há nenhuma evidência de que a mãe contaminada possa transmitir a doença para o filho ainda no útero.