Continua após publicidade

Forte tremor de Xuxa no parto de Sasha gera curiosidade: o que acontece?

As imagens aparecem em "Xuxa, O Documentário", da Globoplay. Entenda que motivos podem levar o corpo a ter essa reação após o nascimento do bebê

Por Carla Leonardi
Atualizado em 31 jul 2023, 16h27 - Publicado em 31 jul 2023, 16h22

Em Xuxa, O Documentário, que conta com um novo episódio a cada semana na GloboPlay, cenas inéditas da vida da estrela (inclusive, para ela mesma) têm vindo à tona. O parto de Sasha é um exemplo desses registros, que emocionou a família Meneghel e os telespectadores.

Publicidade

Na noite de 28 de julho de 1998, no Rio de Janeiro, a Rainha dos Baixinhos deu à luz por cesariana. Nas imagens, capturadas de modo amador, é possível acompanhar detalhes daquele momento, desde a anestesia até a aflição da mãe pela demora ao receber a filha nos braços.

Publicidade

Em meio à emoção das cenas, porém, um detalhe tem chamado a atenção: o fortíssimo tremor de Xuxa na mesa de cirurgia – tão intenso a ponto de ter dificuldades para segurar a pequena recém-nascida. “Eu passei mal e fiquei me tremendo por causa da anestesia”, comenta a entrevistada.

Mas, afinal, será que a tremedeira no parto é decorrente só disso?

Publicidade
Continua após a publicidade

Não necessariamente. Foi o que explicou Elisabete Pinheiro, ginecologista da Clínica Mantelli, em entrevista ao BEBÊ sobre esse mesmo assunto. Segundo ela, o motivo mais comum para o tremor é simples: frio. Imagine que, se a temperatura corporal fica em torno de 36 graus e as salas de parto são mantidas entre 21 e 25 graus, é natural que o corpo reaja tremendo.

Ver essa foto no Instagram

Uma publicação compartilhada por Xuxa (@xuxameneghel)

Continua após a publicidade

Além do frio, a anestesia, quando aplicada, gera bloqueios no sistema nervoso periférico, levando à diminuição de pressão e da temperatura corporal. Ainda que Xuxa seja conhecida por gostar do ar condicionado geladíssimo, as condições na mesa de cirurgia podem ser muito diferentes.

Publicidade

Outro motivo está relacionado aos hormônios, como a adrenalina e a noradrenalina, liberados no trabalho de parto e que causam contrações musculares. No parto vaginal, o próprio esforço físico também contribui para essa situação. É por isso que tantas mulheres, inclusive aquelas que deram à luz sem anestesia, também relatam os fortes tremores logo após o nascimento do bebê.

Continua após a publicidade
Compartilhe essa matéria via:
Publicidade
Publicidade