Em Xuxa, O Documentário, que conta com um novo episódio a cada semana na GloboPlay, cenas inéditas da vida da estrela (inclusive, para ela mesma) têm vindo à tona. O parto de Sasha é um exemplo desses registros, que emocionou a família Meneghel e os telespectadores.
Na noite de 28 de julho de 1998, no Rio de Janeiro, a Rainha dos Baixinhos deu à luz por cesariana. Nas imagens, capturadas de modo amador, é possível acompanhar detalhes daquele momento, desde a anestesia até a aflição da mãe pela demora ao receber a filha nos braços.
Em meio à emoção das cenas, porém, um detalhe tem chamado a atenção: o fortíssimo tremor de Xuxa na mesa de cirurgia – tão intenso a ponto de ter dificuldades para segurar a pequena recém-nascida. “Eu passei mal e fiquei me tremendo por causa da anestesia”, comenta a entrevistada.
Mas, afinal, será que a tremedeira no parto é decorrente só disso?
Não necessariamente. Foi o que explicou Elisabete Pinheiro, ginecologista da Clínica Mantelli, em entrevista ao BEBÊ sobre esse mesmo assunto. Segundo ela, o motivo mais comum para o tremor é simples: frio. Imagine que, se a temperatura corporal fica em torno de 36 graus e as salas de parto são mantidas entre 21 e 25 graus, é natural que o corpo reaja tremendo.
Ver essa foto no Instagram
Além do frio, a anestesia, quando aplicada, gera bloqueios no sistema nervoso periférico, levando à diminuição de pressão e da temperatura corporal. Ainda que Xuxa seja conhecida por gostar do ar condicionado geladíssimo, as condições na mesa de cirurgia podem ser muito diferentes.
Outro motivo está relacionado aos hormônios, como a adrenalina e a noradrenalina, liberados no trabalho de parto e que causam contrações musculares. No parto vaginal, o próprio esforço físico também contribui para essa situação. É por isso que tantas mulheres, inclusive aquelas que deram à luz sem anestesia, também relatam os fortes tremores logo após o nascimento do bebê.