Durante a amamentação, as mães podem tomar qualquer remédio?

Também tem dúvidas sobre gravidez, desenvolvimento dos pequenos ou cuidados com os filhos? Mande a sua pergunta!

Por Laís de Andrade Atualizado em 23 mar 2017, 15h31 - Publicado em 28 abr 2016, 17h34

“Na gravidez, muitos medicamentos devem ser evitados por fazerem mal para o bebê. E durante a amamentação? Posso tomar qualquer tipo de remédio ou as restrições continuam sendo as mesmas?”

Ao longo dos nove meses, é necessário que as grávidas tenham cuidado em relação aos medicamentos. Existe ainda uma série de substâncias perigosas que podem causar malformações no feto – é o caso da cortisona, da isotretinoína e do ácido retinóico, por exemplo – e devem ser evitadas durante a gestação. Já no período da lactação, algumas drogas, dependendo do tipo e da dose, podem ser excretadas pelo leite materno. Por isso, pode ser necessária a suspensão ou o ajuste da dose (e até dos horários), para que componentes não afetem o bebê. O ácido acetilsalicílico (aspirina), por exemplo, está entre os fármacos de uso criterioso durante a amamentação, ao contrário da dipirona e do paracetamol, que têm o uso compatível com essa fase – de acordo com o manual “Amamentação e Uso de Medicamentos e Outras Substâncias”, disponibilizado aos profissionais de saúde pelo Ministério da Saúde em parceria com a Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP) e a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo). De qualquer forma, a automedicação é sempre contraindicada. “Caso você faça uso de qualquer remédio durante a gestação ou no período da amamentação, é muito importante conversar com o seu médico para que uma avaliação correta seja feita e você receba as orientações adequadas”, esclarece Rossana Pulcineli Vieira Francisco, professora associada da disciplina de Obstetrícia da Faculdade de Medicina da USP.

Fonte: Marisa da Matta Aprile, pediatra e presidente do Departamento Científico de Aleitamento Materno da Sociedade de Pediatria de São Paulo (SPSP).

Mande também a sua pergunta para o BEBÊ RESPONDE nos comentários!

Publicidade