Menina pede festa com tema inspirado em música de Ney Matrogrosso

Maria Helena, de 5 anos, adora as músicas do cantor e ficou muito feliz com a decoração para o seu aniversário!

Ao escolher o tema para festinha do aniversário de 5 anos, Maria Helena não teve dúvidas. Fã de Ney Matogrosso, a pequena se inspirou em um clipe do Palavra Cantada com a música “O Vira”, repleto de elementos lúdicos e personagens que encantam o público infantil.

A escolha aparentemente inusitada não surpreendeu os pais, que incentivam a filha a conhecer artistas que nem sempre estão tocando atualmente, pois acham importante que ela tenha acesso um leque cultural mais amplo.

“A gente precisa apresentar a ela também o que não está disponível no mercado”, diz a mãe, Sonia Ferro Robatto, que é jornalista e produtora cultural.

 (Sonia Ferro Robatto/Arquivo Pessoal)

Como o pai de Maria Helena é músico, a relação da garotinha com a ideia de artista é mais natural. Sonia conta que a pequena gosta das canções de Ney Matogrosso, mas que não tem nenhum tipo de idolatria de fã, tanto que gostou de receber os parabéns do cantor, mas sem ter dimensão da importância real dele para o cenário musical brasileiro. “Eu fiquei muito mais surpresa do que a Maria Helena, até pela postura reservada dele”, afirma a mãe.

A jornalista ainda lembra que durante a década de 1970, período em que o país era comandado por um regime militar, o grupo Secos e Molhados (do qual Ney Matogrosso fez parte) escapava da censura em grande medida por ser muito bem recebido pelo público, inclusive pelas crianças que gostavam das músicas.

“As pessoas às vezes ficam assustadas com o fato de Maria Helena gostar dele, mas na verdade não é nada bizarro. É só porque ela teve acesso e pôde conhecer, e as crianças que têm acesso ao trabalho dele dificilmente não gostam. É lúdico, é divertido, é uma música atemporal”, ressalta a mãe.

 (Sonia Ferro Robatto/Arquivo Pessoal)

A pequena não sabia que seu pedido tinha sido atendido e adorou a surpresa. A arte da festa foi feita pelo padrinho, com muitas cores e elementos que remetem à música “O Vira”, como o gato preto, as corujas, a floresta e o próprio Ney.

A repercussão nas redes sociais, porém, já levantou reações negativas e comentários preconceituosos e desrespeitosos em relação ao gosto musical de Maria Helena.

“A criança precisa conhecer um pouco de tudo para saber respeitar, saber que existem coisas diferentes, que ninguém é obrigado a gostar só do A e do B”, destaca Sonia. “Acho que o que falta hoje nessa sociedade é respeito e a gente se esforça muito para que a nossa filha aprenda a respeitar os outros”, finaliza.

Confira, a seguir, o clipe que inspirou Maria Helena:

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s