Continua após publicidade

Chá de bebê: dicas de lembrancinhas inesquecíveis para seus convidados

Quem ganha presente são os pais, mas vale a pena fazer um agrado para os convidados guardarem a data especial na memória

Por Maurício Brum
Atualizado em 27 jun 2024, 18h01 - Publicado em 24 jun 2024, 17h00

Quando uma criança está por chegar, o chá de bebê costuma ser um dos momentos mais especiais dos preparativos: é quando a ideia de um novo membro da família se torna mais concreta, em um encontro que reúne parentes, amigos e outras pessoas importantes na vida dos pais. Embora seja um momento para receber presentes, também é comum querer eternizá-lo na memória dos convidados – é quando entram em cena as lembrancinhas.

Simples ou mais elaboradas, para utilizar cotidianamente ou destacar como decoração, as opções de lembranças dessa data especial são ecléticas e dependem do gosto de quem faz a festa. A dica de ouro, em qualquer cenário, é investir na personalização: o agrado para as visitas pode fazer referência a algo importante para a família, por exemplo, e no mínimo deve incluir o nome da criança que está por vir.

Lembrancinhas boas rendem ótimas memórias

Muitos pais buscam algo que possa ser exibido como decoração ou guardado para que todos lembrem daquele dia. Nesse caso, o ideal é ir atrás de opções mais perenes: adesivos, canecas ou chaveirinhos com o nome da criança e algum elemento decorativo significativo para os pais são uma alternativa fácil e sempre bem-vinda.

Há ainda opções mais elaboradas, que podem exigir inclusive alguma habilidade manual – aliás, lembrancinhas produzidas por conta própria certamente serão bem apreciadas pelos convidados. Aqui, o presente pode incluir mini pelúcias e artes em feltro, biscuit ou EVA. Já o tema pode remeter a animaizinhos fofos, ao próprio bebê ou a algum brinquedo que a criança provavelmente vai utilizar quando nascer. Abuse da criatividade e busque uma referência que faça sentido para você!

Continua após a publicidade

Se a sua família é religiosa, presentes que façam referência à fé também podem ser uma alternativa. Terços, frascos de água benta ou outros elementos associados à sua prática religiosa são opções que costumam fazer sucesso – mas não esqueça de personalizar com o nome do rebento.

Recordações para usar no dia a dia

Agora, se a sua ideia é que a recordação dos convidados seja algo útil no dia a dia, talvez seja o caso de investir em lembrancinhas que não necessariamente vão durar para sempre – mas se tornarão uma parte da rotina deles por algum tempo.

Os presentes podem apelar aos sentidos, como paladar e olfato. Caixinhas com o nome da criança contendo docinhos costumam ser muito populares. Além disso, saquinhos ou velas aromatizadas, difusores e até sabonetes com o nome do bebê são outro ótimo agrado para deixar a casa mais cheirosa. Para os adeptos do chá de revelação, tudo isso pode seguir a cor utilizada naquele evento, mantendo a mesma temática.

Continua após a publicidade

Nos últimos anos, outra lembrança que se tornou cada vez mais difundida é a ecológica: celebrar uma nova vida presenteando, também, um ser vivo – neste caso, uma plantinha. Você pode presentear os convidados com uma suculenta ou cacto, por exemplo, duas plantas resistentes que não exigem cuidado constante, em vasinhos com o nome da criança.

Se desejar uma proposta mais interativa, os pais também podem presentear as visitas com um saquinho cheio de sementes de alguma planta que você goste – eles podem plantá-las e acompanhar seu crescimento junto com o do próprio bebê, quando chegar a hora tão aguardada.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade