Vila Sésamo faz história ao trazer dois pais gays em novo episódio

Para celebrar o Dia da Família, a Vila recebe com entusiasmo Mia e seus pais, Dave e Frank. Uma forma bacana de introduzir a diversidade para os pequenos!

Por Flávia Antunes 24 jun 2021, 13h51

O mês de junho é marcado pela celebração do orgulho LGBTQIA+. E mesmo sem que aconteçam os eventos, paradas e manifestações presenciais, existem várias outras formas de trazer a diversidade para o dia a dia, celebrando as constituições familiares diferentes e lutando para que o preconceito e a discriminação se tornem realidades cada vez mais distantes.

Uma delas é através das produções infantis, como fez o icônico programa “Vila Sésamo”. No novo episódio “Dia da Família”, exibido nos Estados Unidos no dia 17 de junho, foram introduzidos três novos personagens: uma jovem garota chamada Mia e seus dois pais gays, Dave e Frank.

A história começa com os habitantes da vila se preparando para dar as boas-vindas aos seus familiares, vindos de várias partes do país para a comemoração. Garibaldo está à espera de sua avó, que chega de surpresa, enquanto Elmo recebe seus pais e Nina apresenta a todos seu irmão Dave, junto com o marido e a sobrinha da personagem, que chegam diretamente da Califórnia.

Além de toda a diversão típica dos seriado, o mais interessante é que os novos integrantes são recebidos com naturalidade e entusiasmo. É a primeira vez que a “Vila Sésamo” mostra uma família composta por dois pais, e tratar as diferenças de forma natural é uma boa estratégia para fazer com que os pequenos telespectadores também tenham essa postura em seu dia a dia.

O marco também foi comemorado pelo próprio diretor, Alan Muraoka. Em seu Facebook, ele escreveu: “Eu estou tão honrado por ter co-dirigido esse importante e marcante episódio. Amor é amor, e estamos muito felizes de introduzir essa família especial para nossa família Sésamo”.

Continua após a publicidade

Por enquanto, não foi divulgada a data de exibição do episódio aqui no Brasil, mas ele já está disponível no Youtube no idioma original. Vale dar o play para matar a curiosidade (ou então ativar as legendas e acompanhar os minutinhos com o seu filho):

A família da Vila Sésamo está cada vez mais diversa ❤️

Essa não é a primeira vez que o programa aborda temas de diversidade. Em 2017, a série introduziu Julia, uma personagem com autismo. A ruivinha de quatro anos desperta a curiosidade dos amigos, que depois percebem e acolhem seu jeito diferente de se expressar.

Já em março, a série apresentou dois bonecos afro-americanos em um vídeo no Youtube chamado “Explaning What is Race?” (“Explicando, o que é Raça?”). Nele, Wes, um menino de cinco anos, e seu pai Elijah conversam com Elmo sobre o seu tom de pele, explicando que a cor é mais escura por conta da melanina.

“A cor da nossa pele é uma parte importante de quem somos, mas precisamos saber que é ‘ok’ sermos diferentes de todas as maneiras”, explica Elijah para a simpática criaturinha.

Continua após a publicidade

Publicidade