Personagens queridos que estão ajudando crianças a entender o Coronavírus

Uma maneira lúdica, e ao mesmo tempo informativa, é se munir dos personagens que os seus filhos mais gostam pra fazê-los entender sobre o momento crítico

“Por que eu não posso ir pra escola?”. “Por que meus amigos não podem vir em casa?”. “Por que não podemos mais sair de casa e visitar a vovó?”. Estas perguntas (e variações delas) devem estar aparecendo constantemente na sua casa neste período de reclusão por conta do coronavírus.

Por aqui, já abordamos maneiras de explicar aos filhos sobre a situação que estamos vivendo. Afinal, se nem nós, adultos, conseguimos tirar todas as nossas dúvidas, quem dirá as crianças. Acima de tudo, é preciso respeitar o nível de entendimento de acordo com a idade do pequeno. Não adianta vir com explicações complexas ou alarmantes, pois isso pode afastar a criança do assunto ou mesmo deixá-la mais assustada.

Nesta hora, o melhor é não mentir, mas usar de criatividade e um toque lúdico para facilitar que a mensagem seja compreendida. E os pais podem recorrer aos personagens queridos dos desenhos, livros e filmes.

Através de vídeos, músicas e atividades, as crianças internalizam a mensagem e adotam medidas importantes neste momento em que dependemos dos esforços de todos pra barrar o contágio.

Veja alguns personagens que vão te dar uma mãozinha por aí:

Turma da Mônica

 

Quer algo mais emblemático do que o Cascão lavando as mãos? Acompanhado da turminha, o menino mais sujinho do bairro do Limoeiro apareceu em uma postagem no Instagram da Turma da Mônica se lavando na pia do banheiro. Isso ajuda a reforçar que é imprescindível este hábito de higiene em tempos de coronavírus.

Outra iniciativa do grupo Maurício de Souza são novos vídeos temáticos para maratonar no Youtube, com uma curadoria especial da série Mônica Clássica e Mônica Toy, além de postagens de conscientização nas redes sociais. Tudo pra deixar o tempo em casa menos entediante!

Discovey Kids

O canal a cabo Discovery Kids reúne vários personagens que os pequenos amam, como “Show da Luna”, “Doki”, “Peppa Pig” e “Minibeats Power Rockets”. Unidos, eles aparecem em um pequeno vídeo ressaltando a importância de lavar as mãos e ficar em casa.

A marca ainda disponibilizou um Audio livro, “Juntos Combatemos o Vírus“, para explicar sobre a importância dos cuidados que temos que ter neste momento de pandemia. Bacana, né?

Show da Luna

“Eu quero sabeeer, não quero dormir… o que tá acontecendo, eu vou descobrir”. Para quem tem um pequeno cientista curioso em casa, nada melhor do que explicar o vírus com a ajuda da Luna que, além de estar presente no Discovery Kids, também está usando as redes sociais para distribuir cards como este, em que explica como o Covid-19 é transmitido. Mostre agora pro pequeno!

Quintal da Cultura

Dá pra ser engraçado e informativo? Dá! O “Quintal da Cultura” está publicando conteúdos muito completos de prevenção, mas sem perder o bom humor característico. Neste vídeo acima, a palhacinha Dodô dá cinco dicas infalíveis de como se prevenir do coronavírus. Neste abaixo, ela explica de maneira bem lúdica, o que é a doença, afinal. Dá o play, que vale a pena!

 

Mundo Bita

“Bom dia, o sol já nasceu lá na fazendinha…”. Se o dia já começa assim aí na sua casa, conte com o Bita e seus personagens pra ensinar o que pode e o que não pode em tempos de coronavírus. Olha que card fofinho ressaltando a importância do distanciamento dos avós agora.

Vila Sésamo

Desde a época dos nossos pais, a Vila Sésamo é um sucesso e ajuda a passar valores importantes para as crianças do mundo todo. Neste momento de crise, a Sesame Workshop, organização educacional sem fins lucrativos, fez uma curadoria batizada de “Cuidando um do outro“.

A ideia é oferecer apoio durante a pandemia, com novos conteúdos recheados de mensagens de amor e gentileza, que ajudam as crianças a controlarem a ansiedade. Atividades lúdicas e encontros virtuais para brincar online também fazem parte da iniciativa. 

Nick Jr.

Com a #GaleraUnida, o canal a cabo Nick Jr. está usando o Instagram para que os pais compartilhem como está sendo o período de reclusão, além de promover desafios para interagir com os pequenos.

O vídeo com a turminha do “Bubble Guppies” ensinando a ter hábitos de higiene também é uma boa maneira de fazer o pequeno entender.

Gloobinho

 

O Gloobinho bomba aí na sua casa? Aproveite pra mostrar pro seu filho este vídeo em que “Clube da Anittinha”, “Lady Bug” ,”Pingu” e os amados do “D.P.A” se juntam numa canção com o um ritmo bem conhecido dos pequenos: “Ciranda, cirandinha”. Assim fica fácil decorar uma musiquinha para cantar enquanto lava as mãos!

 (Juliana Pereira/Bebê.com.br)

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s