Saída de maternidade: o que a cor da roupa do bebê pode significar

Quer fugir dos clássicos "rosa ou azul", mas não sabe como vestir seu pequeno? Confira a simbologia das principais cores!

Por Carla Leonardi
23 abr 2023, 10h00 •
Diversos sapatinhos de tricô de diferentes cores pendurados em um varal. O plano de fundo é um céu azul com poucas nuvens brancas.
 (aldegonde/Getty Images)
Continua após publicidade
  • Há alguns anos, o termo “saída de maternidade” se popularizou para fazer referência a um kit (em geral, de tricô, que pode vir composto de diversas formas, inclusive com mantinha) colocado no recém-nascido para o tão esperado momento de ir embora para casa. Lindas opções, é lógico, não faltam. Mas se você acredita na simbologia das cores, vale escolher com cuidado a forma de vestir seu bebê. Veja, a seguir, o significado das principais delas!

    Vermelho

    Favorita entre as famílias que acreditam no poder dos símbolos, o vermelho é a cor da proteção e das boas energias, ideal para afastar o mau-olhado e as negatividades. Para quem prefere outro tom, mas ainda assim sente falta do vermelho, a dica é apostar em um item menor, como meinhas.

    Amarelo

    A cor da prosperidade e da sorte por excelência, o amarelo também carrega as ideias de alegria e coragem. Além de tudo, é uma opção radiante para chegar em casa com o pequeno pela primeira vez.

    Branco

    Calmaria e paz é o que o branco representa. Além de ser uma tonalidade neutra, é a junção de todas as cores, trazendo consigo a totalidade das boas energias. Escolha ideal para as famílias que buscam tranquilidade na chegada do recém-nascido.

    Azul

    Outra cor que traz calma e sossego ao pequeno. É, tradicionalmente, mais escolhida para meninos, mas nada impede que também seja uma linda opção para as bebezinhas.

    Recém-nascido-ainda-na-maternidade
    (Arte: Victoria Daud/ Foto: FatCamera/Getty Images)
    Continua após a publicidade

    Rosa

    O rosa, por sua vez, é comumente usado pelas meninas – mas, de novo, a escolha sempre é livre, ainda mais pelo seu belo significado: amor e felicidade são os símbolos que ele carrega. Lindo, não?

    Lilás

    Original, esta é uma bela opção que remete à feminilidade e à espiritualidade. Para as famílias que acreditam na busca pelo equilíbrio espiritual, o lilás é a pedida certeira!

    Verde

    Esperança e saúde é o que o verde representa. O recém-nascido que sai da maternidade com roupas dessa cor leva consigo esse conceito tão especial. É uma escolha usual entre mães de bebês que enfrentaram contratempos no parto ou nos primeiros dias de vida.

    Cinza

    Outra sugestão neutra, mas que traz a ideia de equilíbrio. É uma ótima (e chique!) alternativa para as famílias que querem sair do óbvio.

    Publicidade

    Essa é uma matéria fechada para assinantes.
    Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

    oferta