Princesa Charlotte faz história após chegada do irmão caçula

Uma mudança feita na ordem de sucessão à coroa britânica deixou de privilegiar os herdeiros do sexo masculino.

O caçula de Kate Middleton e William, que veio ao mundo na manhã desta segunda-feira, 23, ocupará o quinto lugar na linha de sucessão para ocupar o trono da Inglaterra, atrás de seu avô, o príncipe Charles; do seu pai, William; e dos irmãos mais velhos, príncipe George e, inclusive, da princesa Charlotte, que se se tornou a primeira mulher na história do Reino Unido a não ceder seu posto para um homem.

Isso só foi possível porque, desde 2013, quando foi assinado o novo Ato de Sucessão à Coroa Britânica, o sexo deixou de ser determinante para a posição dos integrantes da realeza na linha sucessória. Antes dessa data, não era a ordem de nascimento que estabelecia quem ascenderia ao trono, mas sim o gênero – e os filhos do sexo masculino é que tinham prioridade.

Esse decreto foi feito pela rainha Elizabeth quando a duquesa de Cambridge ainda estava grávida do primeiro filho, para garantir que o bebê  – cujo sexo ainda não se sabia – fosse o herdeiro natural ao trono após o príncipe William.

Caso esta alteração não tivesse sido realizada, Charlotte, que completa 3 aninhos no dia 2 de maio, daria lugar ao seu mais novo irmão. A nova lei, no entanto, não afeta a irmã do príncipe Charles, princesa Anne, já que a mudança só é válida para os membros da realeza nascidos após 28 de outubro de 2011. 

De qualquer forma, é algo significativo, que representa novos tempos para a igualdade de gênero dentro da monarquia britânica, deixando tradições machistas no passado.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s