Continua após publicidade

7 iniciativas que estão ajudando as famílias em tempos de coronavírus

Por conta da reclusão, empresas estão liberando conteúdos de graça para ajudar quem está em busca de alternativas para entreter as crianças em casa.

Por Flávia Antunes
Atualizado em 18 mar 2020, 19h31 - Publicado em 18 mar 2020, 17h26

Por conta da alta disseminação do novo coronavírus, o Ministério da Saúde anunciou algumas orientações na sexta-feira (13). Uma das atitudes recomendadas pelo órgão foi de evitar aglomerações e reduzir o contato social, como uma tentativa de minimizar o contágio pela doença.

Depois disso, instituições de ensino tomaram iniciativas. Em São Paulo, as escolas estaduais e municipais estão paralisando as atividades gradualmente desde segunda-feira (16) e a suspensão completa acontecerá a partir de 23 de março. Alguns colégios particulares também estão fechando suas portas temporariamente durante este período.

Com as crianças em casa, muitas mães e pais estão tendo que conciliar os afazeres profissionais e os cuidados com os filhos. Confira formas de proceder com o trabalho em casa e proteger os pequenos da infecção.

Pensando nisso, diversas empresas decidiram disponibilizar serviços e funcionalidades para as famílias, ajudando a contornar esta época de crise. Assim, os baixinhos podem se divertir – e quem sabe o período em casa passe até mais rápido, né? Confere só!

1. Programação da Disney aberta ao público

Na segunda-feira (16), o grupo The Walt Disney Company, em conjunto com as operadoras televisivas, abriu o sinal de seus canais de TV por assinatura no Brasil. Assim, até 31 de março, os usuários poderão assistir gratuitamente aos programas da Disney. A medida também libera o acesso ao Nat Geo Kids, ESPN, FOX e National Geographic. Ou seja, diversão pra família toda.

2. Plataformas de streaming gratuitas

Além do canal queridinho pelos baixinhos, outros que normalmente funcionam por assinatura estão temporariamente gratuitos. Os seis da rede Telecine, por exemplo, que possuem a programação voltada para a exibição de filmes, estarão disponíveis em todas as operadoras de TV por assinatura por tempo indeterminado.

Continua após a publicidade

O serviço de streaming do canal, o Telecine Play, que conta com mais de 2 mil filmes, também estará disponível para uso gratuito por 30 dias para novos assinantes. Dentre os destaques para o público infantil, está o longa “Turma da Mônica”.

A plataforma de streaming Globoplay fará o mesmo. Durante um mês inteiro, todos os conteúdos poderão ser acessados sem assinatura. A maioria do conteúdo é infantil, tendo em vista que os baixinhos ficarão mais tempo em casa nesta época. Dentre os mais de 30 títulos, estão o seriado “Detetives do Prédio Azul”, a telenovela “Escola de Gênios” e a animação “Mya Go”. 

Quem também liberou o acesso por 30 dias foi a Spcine, empresa de fomento ao cinema da prefeitura de São Paulo. Na plataforma de streaming, a Spcine Play, existe uma categoria chamada “comKids”. Lá, os pais encontram diversos curtas infantis produzidos por brasileiros, muitos deles tratando de temas como diversidade e inclusão social de forma leve – como o título “Bá”, que trata da dinâmica familiar de uma família japonesa.

https://www.instagram.com/p/B937IQIAn3w/

3. Acesso liberado a conteúdos educativos

A plataforma infantil PlayKids resolveu disponibilizar conteúdos educativos gratuitos para as crianças no período de suspensão das aulas. Além das atividades lúdicas, os pequenos poderão ter acesso a materiais sobre higiene pessoal, conscientização e outros temas importantes para a prevenção do coronavírus.

Continua após a publicidade

“Temos todos os tipos de atividades: vídeos, desenhos, animações, jogos e livros, além de muitas brincadeiras para serem impressas no Blog Leiturinha. Tudo para que as crianças possam continuar a aprender com diversão, em casa ou em qualquer outro lugar”, contou Fernando Collaço, head de Comunicação e Conteúdo da PlayKids.

Os conteúdos estão disponíveis na plataforma da PlayKids, compatível com smartphone ou tablet. Basta baixar o aplicativo pelo Play Store ou pelo App Store.

4. Transmissão ao vivo de brincadeiras para as crianças

Por conta da pandemia do novo coronavírus, a ideia é ficar mais em casa. Mas haja repertório de brincadeira pra entreter as crianças o dia todo! Neste quesito, uma boa iniciativa é a da A Tribo Educação, comandado pela educadora Aline França, e de seu parceiro Colorê Espaço Criativo, ambiente infantil dedicado ao aprendizado por meio da criatividade.

De segunda à sexta-feira, das 14h30 às 15h30, Aline fará lives nas redes sociais para que as crianças acompanhem de suas casas.

Continua após a publicidade

Já o Colorê Espaço Criativo, postará todos os dias uma ideia de atividade brincante para as famílias. As intervenções são pensadas para auxiliar no desenvolvimento natural das crianças, e por isso envolvem o uso de arte e criatividade. Clique nos links acima para não perder nenhuma brincadeira!

5. Shows “caseiros” de cantores famosos

Quem começou com esta iniciativa inusitada foi Chris Martin, vocalista da banda Coldplay. Na segunda-feira (16), devido ao cancelamento de shows em todo o mundo, o cantor transmitiu uma live em suas redes cantando algumas de suas músicas de sucesso. “Olá a todos. Espero que você e sua família estejam seguros e com saúde. Se alguém quiser conversar e ouvir música, eu vou fazer uma transmissão ao vivo no Instagram do Coldplay”, anunciou ele no Twitter.

O movimento, que recebeu a hashtag #JuntosEmCasa (ou#togetherathome), viralizou e incentivou outros artistas a participarem, como o cantor norte-americano John Legend. O artista animou seus fãs com o “show” intimista que realizou na terça-feira, cantando apenas as canções pedidas pelos seguidores nos comentários. Ele ainda adiantou que outros astros do pop farão o mesmo, como Shawn Mendes e Camila Cabello.

Continua após a publicidade

A “Together, At Home – Global Citizen Solidarity Sessions” – nome completo do projeto – está sendo coordenada pelo grupo Global Citzen, e possui o intuito de unir as pessoas em torno da música nesta época de isolamento, que pode evocar sentimentos de pessimismo e solidão.

Para acompanhar a tendência, o jornal brasileiro “O Globo” lançou o festival #TamoJunto na terça-feira. A ideia é a seguinte: de sexta-feira a domingo, das 18h às 22h, mais de 20 artistas de ritmos musicais diferentes farão performances caseiras em seus perfis oficiais no Instagram. As apresentações intimistas durarão 30 minutos e também serão transmitidas nas redes e site da publicação. Dentre os artistas confirmados, estão Martinho da Vila, Adriana Calcanhoto, Duda Beat, Ana Gabriela, Marcos Valle e vários outros.

6. Perfis de contadoras de histórias

Para lidar com o período em casa, algumas contadoras de histórias resolveram aproveitar as redes para entreter a criançada. A atriz dona do perfil “Fafa Conta”, a cantora Carol Levy e outras farão lives no Instagram em horários diferentes, para que as famílias possam acompanhar toda a programação. Algumas delas até apostam no formato interativo, deixando que os seguidores escolham o conto do dia. Anota aí:

7. Audiolivros infantis gratuitos

Continua após a publicidade

Para os pequenos que preferem ouvir às histórias clássicas, a empresa Auti Books liberou o acesso ao seu acervo de literatura infantil. Ao todo, são 10 audiolivros que podem ser desfrutados na versão digital, como “Chapeuzinho Vermelho”, “Pinóquio” e “João e Maria”.

O procedimento é simples. Basta acessar a página, escolher seu título preferido e, na hora de finalizar a compra, inserir o cupom “vamosajudar” para baixar o audiobook sem custo.

(Juliana Pereira/Bebê.com.br)
Publicidade