Novo recurso do Google Assistente conta histórias para crianças

São mais de 30 audiolivros gratuitos para aproveitar em família! Desde o clássico João e Maria até os sucessos da Galinha Pintadinha.

Por Flávia Antunes Atualizado em 8 out 2019, 18h19 - Publicado em 8 out 2019, 18h14

Seu filho é daqueles que não dorme sem uma boa historinha? E quando você acha que o pequeno está prestes a cair no sono, ele ainda pede para ouvir mais uma? Então essa novidade digital pode te ajudar! Spoiler: não precisa ser nenhum especialista em tecnologia para aproveitar a funcionalidade. 😅

A partir de agora, o Google Assistente reproduz gratuitamente mais de 30 histórias infantis. Basta dizer o comando “Conte uma história” e desfrutar dos mais variados audiolivros, desde os clássicos, como João e Maria, até contos do folclore brasileiro e episódios de Galinha Pintadinha.

Google/Reprodução

Para quem não conhece, o Google Assistente é uma ferramenta que responde ao chamado de voz do usuário. Ele pode ser usado para interagir ou para realizar tarefas do cotidiano, como ligar para pessoas ou enviar mensagens.

Se você já tem o Assistente em seu smartphone, é só baixar o aplicativo do Google Play Livros, disponível para Android e iOS, e aproveitar a seleção de histórias infantis. Com a permissão dos pais, menores de 13 anos também podem ter sua própria experiência personalizada na plataforma. Essa autorização é concedida através do Family Link, um app que permite aos adultos gerenciarem o uso do celular pela criançada. 

  • E quais historinhas posso escutar?

    Na lista de títulos gratuitos, temos: Cinderela, Lobisomem, Iara, João e Maria, Os três porquinhos, Rapunzel e outros clássicos. Para escolher um conto específico, o usuário deve dizer “Me conte a história da Iara” ou “Me conte a história do Curupira”, por exemplo. Os áudios têm entre 4 e 20 minutos de duração e é possível avançar, pausar ou retroceder a qualquer momento da experiência.

    Google/Divulgação

    A ação é fruto de uma parceria com os aplicativos UBook e 12min e os personagens do universo Zuzubalândia e Galinha Pintadinha.

    Os personagens favoritos do seu filho na palma da mão

    Além da nova função de contar histórias infantis, o Google Assistente lançou também outros dois bônus para os pequenos! A partir de comandos simples, eles podem embarcar em uma história interativa com os desenhos prediletos do canal televisivo Cartoon Network ou se divertir descobrindo a Barbie que mais combina com sua personalidade. Já pensou?

  • No primeiro caso, basta dizer “Falar com Gumball Medieval” ou substituindo a última parte pelo nome do personagem desejado. Já para ter acesso à interação com a boneca e a outros jogos, o usuário tem que pronunciar a frase “Falar com o Solzinho Ri Happy“. 

    Continua após a publicidade
    Publicidade