Continua após publicidade

Nath Finanças dá dicas para falar de educação financeira com as crianças

No último dia da Casa Clã, a influenciadora conversou sobre dinheiro de forma prática. Veja sugestões de como tratar do assunto com os filhos!

Por Carla Leonardi
Atualizado em 14 mar 2023, 10h21 - Publicado em 11 mar 2023, 12h46

Você já parou para pensar que, se tivesse tido educação financeira na infância, teria, hoje, uma relação mais saudável com o dinheiro? Por muito tempo, acreditamos que esse era um assunto sobre o qual não falávamos abertamente – seja por falta de costume ou até constrangimento. Mas a verdade é que, quanto antes começamos a lidar com as finanças, mais natural fica.

Pensando nisso, Nathália Rodrigues – ou Nath Finanças, como é conhecida nas redes – deu algumas dicas valiosas de como trabalhar o assunto com os filhos, indo além dos joguinhos (que são, também, uma forma lúdica de ensinar) e apresentando medidas práticas. Neste sábado, a influenciadora participou do quarto e último dia da Casa Clã, no talk Da economia ao investimento: finanças na vida real.

Confira, a seguir, as dicas da Nath Finanças:

1. Normalizar a conversa sobre dinheiro

Nath começa explicando que o primeiro passo é tornar o assunto algo natural e corriqueiro dentro de casa. “Na correria do dia a dia, a gente se esquece de falar sobre dinheiro com as crianças, mas isso é muito importante”, alerta. É esse costume que vai fazer com que os pequenos cresçam sem medo de lidar com as finanças – não será algo distante, pois sempre fez parte da vida. “A ideia é não tratar o dinheiro como se fosse uma coisa só para adultos, mas também para crianças”, aconselha.

Continua após a publicidade

2. Dar a possibilidade de comprar algo a partir do próprio esforço

A segunda dica da influenciadora de finanças é mostrar à criança como o dinheiro funciona. Levá-la com você ao supermercado, por exemplo, e dar a possibilidade de que ela escolha algo e compre, ajuda a tornar tudo mais concreto, já que o assunto pode ser tão abstrato durante a infância. “Quando a criança pedir qualquer coisa, mostre que ela pode conseguir fazendo pequenas tarefas”, diz Nath. Isso varia, claro, de acordo com a idade a as habilidades que ela já tem. “Pequenas coisinhas com as quais vai colaborando em casa, para saber que quanto mais ela fizer, mais vai encher o cofrinho e poder comprar algo que deseja”, explica.

3.  Falar sobre gastos, mas também sobre ganhos

Por fim, Nath ressalta a importância de falar não apenas sobre gastos, mas sobre o dinheiro que entra – para que a criança vá entendendo, aos poucos, como funciona esse movimento de circulação. “É até um constrangimento, nós não conversamos sobre salários, mas isso deveria ser natural”, comenta. Sem dúvida, esta é outra forma de tornar a relação com o dinheiro menos abstrata e de ir construindo as bases da educação financeira, que vai fazer tanta diferença no futuro.

Quer conferir tudo que aconteceu na Casa Clã? Clique aqui!

Nath Finanças e Ziraldo lançam livro infantil

Em uma parceria muito especial, a Nath Finanças encontra a turma do Menino Maluquinho em O Plano Perfeito, livro da Editora Melhoramentos que acaba de ser lançado. Com um texto acessível para que os pequenos leitores, a educação financeira é trabalhada de forma lúdica e divertida, sendo mais uma ótima ferramenta de falar sobre o assunto com as crianças.

Continua após a publicidade

Nath Financças segurando seu novo livro e sorrindo

Casa Clã

A Casa Clã aconteceu na Casa Higienópolis (Av. Higienópolis, 758), de 8 a 11/3. O evento foi promovido por Bebê, CLAUDIA, Boa Forma e Elástica, e reuniu uma série de convidadas mulheres muito especiais para celebrar e discutir assuntos do universo feminino.

Patrocínio de MSD, BuscoFem, mais apoio de Kia, Intimissimi, Calzedonia, LinkedIn e Galderma.

Compartilhe essa matéria via:
Continua após a publicidade
Publicidade