Mãe mostra rotina exaustiva com os 3 filhos e post viraliza

"Estou cansada e não que é das coisas que eu tenho que fazer. É dessa desigualdade ridícula", comentou Maria.

Por Luísa Massa 29 mar 2018, 16h09

Dar banho, preparar as comidinhas, levar para a escola… Quem tem filhos pequenos sabe que a rotina é sempre corrida e, muitas vezes, exaustiva. Para falar sobre essa questão, a fotógrafa Maria Emilia Dinat, de Araraquara, interior de São Paulo, registrou um dia inteiro ao lado dos pequenos Joaquim, Amélie e Iolanda. Ao compartilhar o conteúdo nas redes sociais, ela foi surpreendida: muitas pessoas se identificaram e o post acabou viralizando no Facebook.

Em uma série de 17 imagens, Maria reforçou que compartilhou a sua história não para ser elogiada, mas para mostrar como a vida das mães e dos pais pode ser diferente. “Maternidade é uma solidão, um eterno se vira nos 30 e, mesmo tendo o apoio do marido, sobra tudo para mim. São vistos como superpais, pais exemplos! Tem pai que dá banho, troca fralda, faz ‘tetê’ para a criançada de noite, fica com a criançada para a mãe trabalhar de noite e final de semana, lava uma louça, passa uma vassoura e são vistos como homens fantásticos”, comentou.

A blogueira continuou o texto dizendo que isso que os pais fazem é normal – apenas significa que eles estão se envolvendo com os cuidados dos filhos e da casa como um todo. “O que nós fazemos é que não é. Estou cansada e não que é das coisas que eu tenho que fazer, é dessa desigualdade ridícula“, ressaltou a fotógrafa. Ela disse, ainda, que os compromissos com os filhos continuam quando eles retornam do colégio no final da tarde.

“E depois de tudo isso, tenho que ir no mercado, trabalhar (ou fotografando ou editando), buscá-los na escola às 17h45, dar banho de novo, dar janta, atenção, às vezes umas broncas porque eles gritam muito e minha cabeça dói e colocar para dormir. Mas esse processo demora muito, até tipo 23 horas”, revelou. Em poucos dias, a publicação foi compartilhada mais de 55 mil vezes e recebeu diversos comentários.

Muitas mães se identificaram com o relato e elogiaram a fotógrafa por ter exposto isso publicamente. “Tudo o que foi falado e mostrado nesse post é a realidade da maioria das mães. Na verdade, não recebemos o reconhecimento que merecemos mesmo! Cuidamos de todos da casa, mas ninguém cuida de nós. Parece até que, por sermos mães, somos obrigadas a fazer tudo”, escreveu uma pessoa.

“É exatamente isso. Agora imagina aquela mãe que trabalha o dia todo, deixa o seu filho na creche (com o coração despedaçado porque ficar longe dos filhos o dia todo deve ser horrível), vai para o trabalho, volta (tudo de ônibus), faz todo o serviço doméstico (que é interminável), dá janta para os filhos, coloca para dormir, acorda cedo no outro dia e vai para o trabalho. Só de imaginar esse tipo de rotina já senti fadiga. Se para nós, que temos vários privilégios, é difícil, imagina para essa mãe”, comentou outra internauta.

No entanto, algumas pessoas criticaram a atitude de Maria e afirmaram que os pais são, sim, responsáveis pelas obrigações que surgem ao decidirem ter crianças. “Não adianta ficar reclamando na internet porque não sabia que criar filhos é um ‘trampo’ e achando que a sociedade é a culpada por suas escolhas com falta de planejamento”, opinou outro internauta. Confira a série de posts:

Continua após a publicidade

 

 

 

Continua após a publicidade

Publicidade