5 rituais de ano-novo para fazer com as crianças
Para atrair um ano cheio de boas novas, preparamos cinco dicas de rituais fáceis, mas repletos de simbolismos

Os rituais fazem parte das culturas desde que a humanidade existe. Momentos demarcadores de uma transição, como um aniversário ou o Réveillon, são propícios para as superstições ganharem a atenção de diferentes povos. E, claro, cada família dá o seu toque especial a alguns rituais famosos pelo mundo.
Por que as crianças ficariam de fora? Afinal, os rituais envolvem um universo cativante de expectativas, mistério e fantasia.
Confira cinco rituais para fazer com os pequenos:
1. Pular 7 ondas
Começamos com um clássico. Essa tradição tem origem em algumas religiões de matriz africana como a Umbanda, em uma homenagem a Iemanjá.
O ritual consiste em entrar no mar e saltar sete ondas, exatamente à meia-noite da virada do ano. Para cada onda pulada, deve-se fazer um pedido ou um agradecimento. Depois, é preciso retornar sem dar as costas para as ondas — ou seja, voltar de costas para a areia.
2. Plantar uma árvore
Plantar árvores é uma forma de simbolizar a renovação em diversas culturas. Em algumas, esse ritual é feito na noite de ano-novo, antes do sol raiar.
É muito simples: pode ser uma semente, mas o ideal é que seja uma muda. Basta escolher um lugar especial, seja no jardim de casa, seja num sítio.
Antigos povos germânicos acreditavam que sementes de carvalho depositadas no solo coberto de neve no ano-novo geravam árvores sagradas.
3. Banho de ervas
O banho de ervas tem o poder de purificar, atrair boas energias, amor e até dinheiro.
Se a família tem uma horta ou um jardim com ervas, esse ritual pode ser ainda mais lúdico: os pequenos podem colher algumas ervas para a infusão. Louro, alecrim e manjericão são relacionados à felicidade. Já camomila, hortelã e lavanda prometem saúde.
É só inserir uma xícara das ervas em um recipiente com água quente. A infusão deve permanecer por alguns minutos. Coe, deixe esfriar um pouco e pronto: derrame o líquido do pescoço para baixo e deixe secar naturalmente, sem enxaguar.
4. Quebrar pratos
Esse ritual muito popular em alguns países, como a Dinamarca, certamente vai divertir as crianças — mas é bom que as famílias estejam preparadas para não haver desentendimentos. A tradição consiste em jogar pratos (com muito cuidado!) na porta da casa dos amigos. Pode ser aquela louça velha e rachada, que já fez hora extra.
Segundo a crença, essa é uma maneira de afastar espíritos ruins e atrair boa sorte.
5. Escrever uma carta ou lista de desejos
Outro clássico é fazer uma lista de desejos para o ano-novo. Basta papel e caneta.
Algumas pessoas acendem uma vela e recortam os desejos escritos em tiras de papel. Depois disso, queimam um por um após ler em voz alta. Nesse caso, tome cuidado para a criança não se queimar. O melhor é você mesmo queimar os pedacinhos de papel para a criança, sem influenciar no efeito do ritual.