10 situações que você pode enfrentar na primeira viagem com o bebê
Muito calor ou muito frio, chororô no avião... O primeiro passeio em família nem sempre ocorre como esperado.
1. Você se preocupa em levar tantas coisas que a mala do pequeno fica um peso!
Realmente, é preciso levar bastante coisa para que você não passe perrengue na viagem. Mas também não precisa exagerar!
2. No avião ou no carro, o bebê não para de chorar. Que desespero!
Para evitar essa situação, prefira viajar em horários em que a criança esteja calma – e não no momento em que ela está com mais energia! Caso o trajeto seja feito de avião, chegue mais cedo para o check-in. Assim, vocês poderão escolher as poltronas em que vão sentar. Se o voo estiver vazio, o bebê ficará mais confortável entre o papai e a mamãe.
3. Chegando ao destino, está muito frio ou muito calor.
No caso de lugares gelados, não se esqueça de levar roupas quentinhas – dois casacos, dois gorros e dois cobertores dão conta do recado. Se a viagem for para uma cidade quente, procure manter o pequeno em locais fresquinhos e não se esqueça de hidratá-lo!
4. Não tem lugar para preparar a comida do seu filho no hotel. S.O.S!
Daí a importância de escolher o local onde vocês vão se hospedar com muito cuidado. Vale checar, por exemplo, se a cozinha do estabelecimento é acessível para esquentar o leite ou a comidinha do pequeno e se o quarto tem geladeira.
5. Você se dá conta de que esqueceu itens fundamentais, como as fraldas.
Um conselho para que isso não aconteça é fazer um checklist de tudo que precisa estar na malinha do bebê. E mais: leve o necessário. Evite lotar a mala com brinquedos, por exemplo. Até porque, a ideia é que o pequeno se distraia com coisas novas.
6. A preocupação com as coisas do pequeno era tanta, que boa parte das suas roupas acabaram ficando em casa.
Mais uma vez, planejamento é a palavra de ordem 😉
7. Seu bebê pega alguma doença, como catapora ou pneumonia.
É fundamental que as crianças estejam com as vacinas em dia, independente da época do ano. Se a viagem for para o exterior, confira na embaixada do consulado do país para onde vocês vão quais são as vacinas exigidas. Para garantir que o medicamento tenha efeito, faça isso com antecedência!
E mais: leve na mala remédios como analgésicos e antitérmicos. Apenas cheque com o pediatra quais estão liberados para o seu filho.
8. Ficar atrás do filhote o tempo todo para que ele não entre no mar sozinho, coma areia ou sofra um acidente!
Isso é, de fato, muito estressante. Mas é também necessário – principalmente se o seu filho já sabe andar. Viajar com amigos e casais que tenham filhos pode ajudar você a ficar mais tranquila. Em todo caso, não perca o pequeno de vista!
9. Seu bebê é devorado por borrachudos, pernilongos e afins!
Além de checar se o lugar para onde você vai é famoso por concentrar esses insetos, não se esqueça de levar o repelente.
10. O pequeno passa mal durante o trajeto.
As crianças costumam passar mal em viagens de carro ou de avião. Uma dica é comer pouco antes de cair na estrada ou de decolar. Tomar um remédio que evita enjoos (receitado pelo pediatra!) também pode ajudar.