10 maneiras lindas e criativas de registrar a gravidez em casa
Usar o enxoval do bebê no cenário, investir em poses com movimento... O ensaio em casa, que já é por si só intimista, fica ainda mais belo com estas ideias!
O momento de registrar a gestação costuma ser bastante aguardado por algumas mães. Antes mesmo do bebê dar os primeiros chutinhos, já nos vemos pensando em cenário, figurino e todos os detalhes que irão compor a sessão de fotos.
No entanto, para as mulheres que planejavam um ensaio ao ar livre – ou em qualquer ambiente com um fotógrafo – o cenário atual pode ter trazido um pouco de frustração. Afinal, gestar em tempos de coronavírus significa, dentre outros tantos desafios, não poder sair de casa para registrar o crescimento do barrigão e nem contar com a ajuda de um profissional.
Mas isso não significa deixar os cliques de lado, viu? Com uma câmera de celular, alguém disposto a te ajudar e uma boa dose de criatividade, é possível conseguir resultados belíssimos, tudo sem sair de casa! Alguns fotógrafos já estão até prestando consultoria à distância no momento da foto para que os cliques tenham aquele ar profissional que as mães desejam.
Confere só 10 ideias que separamos para te inspirar:
Invista em poses com movimento
Na hora da sessão, vale jogar o cabelo, usar um lenço ou qualquer acessório que dê movimento! Depois, é só pedir para a pessoa responsável pela foto tirar vários cliques até capturar o melhor momento. O efeito fica super romântico! ❤
Convide o parceiro ou parceira para participar
Fotos com o parceiro ou parceira são uma ótima aposta para conseguir um resultado intimista. E nem precisa se preocupar muito com o cenário, viu? Um retrato na cozinha, com uma xícara de café em cima da mesa ou com a decoração do próprio cômodo aparecendo deixam o resultado espontâneo – e, acima de tudo, real.
Ah, e caso não tenha uma terceira pessoa para ajudar na hora de apertar o botão, é só selecionar o temporizador na câmera e posicioná-la em um lugar mais alto, para que consiga capturar as duas pessoas.
Fotos no chuveiro dão um efeito incrível!
O combo água + gravidez é infalível! Basta entrar no chuveiro, deixar que as gotas escorram pela barriga e flagrar a cena. O enquadramento pode deixar aparecer o rosto da mãe ou então apenas o corpo – de todo o jeito, fica incrível!
Chame os irmãozinhos para aparecer no registro ❤
Mesmo que demonstrem de um jeito diferente, os pequenos também ficam na expectativa pela chegada do novo integrante da família. E nada mais justo que trazê-los para frente da câmera, né? O mais legal neste caso é deixar que a criança haja naturalmente, interagindo com a barriga da mãe, beijando-a ou apenas abrindo um sorrisão para a câmera.
Ah, e a ideia também vale se tiver mais de um filho na casa! Em dose dupla, tripla… Sempre cabe mais um no retrato!
Resgate as luzinhas de natal do armário!
Sabe aquele pisca-pisca que você usou na árvore de Natal e nunca mais teve serventia? É hora de tirá-lo do armário! Aproveite um ambiente de meia-luz, ou escolha um horário em que o sol esteja mais baixo, e ligue o item decorativo. Para a fotografia ficar ainda mais criativa, uma dica é posicioná-lo em volta do corpo ou até prendê-lo atrás de você, formando uma espécie de varal com as luzinhas.
Falamos em optar por um ambiente de meia-luz, mas nada impede que o clique seja feito em um lugar mais escuro! Vale usar o cordão de luz para fazer o contorno da barriga, deixando a silhueta em destaque e, se forem coloridos, trarão ainda mais vida para o registro.
Os pets também são bem-vindos!
Quem mais sente que a família está prestes a aumentar são os pets – e a presença deles no retrato é fofura na certa! Pode ser difícil fazê-los ficarem parados para a foto, mas nada que um petisco atrás da câmera não resolva, né? 😂
Aproveite o ambiente da casa
Cada cantinho da casa pode ser aproveitado na hora do ensaio! Se tiver cortinas no quarto ou na sacada, é possível utilizá-las como uma espécie de lenço sobre o corpo, produzindo um efeito de movimento e delicadeza.
Tente capturar o corpo de vários ângulos
Além das fotos em pé, explorar novos ângulos é uma forma de deixar eternizado cada pedacinho do corpo em mudança. Por isso, vale deitar e posicionar a câmera na diagonal, fazer o clique de cima, subindo em uma cadeira, ou como a imaginação mandar.
Use e abuse das sombras
Não precisa ser nenhum fotógrafo profissional para conseguir usar as luzes a seu favor! No caso desta foto, por exemplo, o casal se posicionou contra a iluminação do sol, o que – apesar de cobrir seus rostos – deu ênfase ao formato dos corpos, e deixou tudo mais poético.
Traga o enxoval do bebê para o cenário
Algum item do enxoval do bebê já está aí guardadinho, só esperando a chegada do pequeno? Se a resposta for positiva, tente trazê-lo para o retrato – pode ser um sapatinho, uma mamadeira, um brinquedo… Na inspiração acima, a mãe teve a ideia criativa de equilibrar o objeto em cima da barriga e ainda combinar a cor dele com a da sua roupa. Adoramos!
Uma foto tirada de cima faz caber ainda mais objetos no cenário. O mais legal deste exemplo é que ele conseguiu unir vários elementos do universo da mãe, com os preparativos para a chegada do bebê de um lado e sua leitura de outro. Minimalista e, ao mesmo tempo, digno de capa de revista, hein?