Diversas transformações no corpo, hormônios a mil, troca de fraldas, amamentação, cuidados com a alimentação e com a saúde… A lista de mudanças e responsabilidades que a maternidade exige é longa e nós sabemos que nem sempre é fácil lidar com todas essas demandas. Pensando nisso, a ilustradora francesa Nathalie Jomard resolveu retratar de forma sincera e bem-humorada os vários desafios que as mulheres enfrentam – da gravidez ao dia a dia com os filhotes. Confira e veja com quais situações você mais se identifica!
1. Ah, o fim da gestação… O barrigão pode ser um “empecilho” para você realizar algumas atividades, como amarrar os cadarços ou pintar as unhas do pé. Mas garantimos: você sentirá falta dele!
2. Prepare-se para perder alguns sutiãs! Os seios aumentam bastante de tamanho durante a gestação e ficam ainda maiores durante o período de lactação. Dica: compre o modelo de amamentação um ou dois números maior que aquele que você costumava usar antes de engravidar!
(Inflação de gravidez e mama)
3. Antes do bebê nascer, você vai ler muitos manuais sobre a troca de fralda, mas vai ver que isso é mais simples do que parece. Difícil mesmo vai ser aguentar o cheirinho depois que o filhote começar a comer papinhas!
(Troca de fraldas. 100 exercícios práticos)
4. Poder amamentar um filho é supergratificante, mas esse momento especial entre mãe e bebê pode ficar mais dolorido quando os primeiros dentinhos começarem a nascer…
(Eu amo amamentação! É tão deliciosa essa comunhão entre mãe e bebê…)
5. Ah, aquelas noites de sono tranquilo… Elas realmente podem parecer um sonho distante! E você provavelmente vai se acostumar a dormir em qualquer lugar – até mesmo num pequeno cantinho da cama, enquanto o pequeno ocupa quase todo o espaço
6. “Meu filho vai amar verduras, frutas e legumes como eu…” Nem sempre a expectativa vai corresponder à realidade, mas com algumas dicas, é possível, sim, fazer com que a criança tenha hábitos saudáveis e não seja seletiva para comer. Foco, força e fé!
(Questão de ponto de vista)
7. A maternidade também exige serenidade para saber lidar com situações delicadas, como quando seu filho perde um bichinho de estimação. Aí, só o coração de mãe mesmo para ter criatividade e tornar esse momento menos doloroso para a criança
(Mas não, ele não está morto… É só… uh… Uma soneca de duração infinita)
8. Lembra quando sua mãe não deixava você sair de casa sem um casaco ou um guarda-chuva? Pois é, quando você menos esperar, estará fazendo o mesmo – ou até pior! Afinal, para as mães, cuidado nunca é demais!
(O sol é ruim para a pele, minha gatinha. Mais tarde, você me agradecerá. Mamãe é o seu melhor aliado antirrugas e anti-câncer)
9. Você vai adquirir a habilidade de um malabarista, transformando-se em mil para dar conta de todas as demandas de criar um filho. Mas também vai descobrir que é muito mais forte do que imagina!
10. E, de repente, você vai se ver começando tudo de novo!
(Querido, eu estou grávida!)