10 curiosidades sobre os bebês que toda família precisa saber

Curiosidades sobre os recém nascidos que podem esclarecer algumas dúvidas sobre o início da maternidade

Por Redação Pais e Filhos
8 abr 2025, 17h00
bebe recém nascido
 (Tim Bish/Unsplash)
Continua após publicidade

Quando imaginamos um recém-nascido, é comum pensar em um bebê sereno, cheiroso e cheio de sorrisos. Mas, nos primeiros dias — e até nos primeiros meses — a realidade pode ser bem diferente. Os bebês passam por muitas mudanças e se comunicam de formas que podem surpreender os pais. Entender o que é normal nessa fase ajuda a lidar com as descobertas com mais tranquilidade e carinho.

Confira 10 curiosidades sobre os recém-nascidos que vão te preparar para essa fase tão especial:

1. O bebê pode ter uma aparência diferente ao nascer

Depois de passar pelo canal de parto ou mesmo por uma cesariana, o bebê pode nascer com a cabeça achatada ou pontuda, além de estar coberto por uma substância esbranquiçada chamada vérnix. Alguns também apresentam um pelo bem fininho pelo corpo, conhecido como lanugo. Essas características são temporárias, e logo o bebê ganhará o rostinho que você imaginava.

2. Os primeiros sorrisos podem demorar a aparecer

Nos primeiros meses, o bebê ainda não sorri de maneira social. Os sorrisos que aparecem são reflexos, e os barulhinhos graciosos só surgem mais tarde. Mesmo sem essas respostas, o bebê sente o carinho e a segurança que os pais oferecem. A presença e o contato físico são as maiores demonstrações de amor que ele precisa nessa fase.

3. O banho deve ser com esponja até o cordão umbilical cair

O cordão umbilical leva cerca de duas semanas para cair, e até lá, o ideal é dar banhos de esponja para mantê-lo seco. Se molhar, basta secar suavemente. Quando o cordão cair, pode haver um pequeno sangramento, o que é normal. Em pouco tempo, a área cicatriza por completo.

4. A fontanela é delicada, mas resistente

A moleira, ou fontanela, é uma abertura no crânio que facilita o parto e o crescimento do cérebro. Muitos pais têm receio de tocar nessa área, mas ela é protegida por uma membrana firme. É normal que a moleira pulse, já que está sobre os vasos sanguíneos que irrigam o cérebro.

Continua após a publicidade

5. O bebê avisa quando está satisfeito

Nos primeiros dias, o bebê mama a cada duas ou três horas, mas, ao ser amamentado, é difícil saber a quantidade exata de leite ingerida. Um bom sinal de que ele está se alimentando bem é o ganho de peso — o pediatra vai monitorar isso nas consultas. Além disso, o bebê deve molhar de cinco a seis fraldas por dia após a primeira semana de vida.

6. A pele seca é normal nos primeiros dias

Logo após o nascimento, a pele do bebê pode descamar, o que é natural depois de passar tanto tempo imerso no líquido amniótico. A pele se renova sozinha, mas, se quiser, os pais podem usar loções hidratantes hipoalergênicas sem fragrância. Também é comum surgirem erupções leves ou acne, que tendem a desaparecer com o tempo.

7. Sair de casa é possível, mas com cuidados

Não é necessário se isolar após o nascimento do bebê, mas é importante tomar algumas precauções. Evite locais fechados e muito cheios, e mantenha o bebê longe do sol direto. Se houver irmãos ou visitas, incentive que toquem nos pés do bebê, e não no rosto ou nas mãos, para reduzir o risco de infecções.

8. O choro é a principal forma de comunicação do bebê

Nos primeiros meses, o choro é a maneira que o bebê tem de expressar fome, cansaço, desconforto ou a necessidade de colo. Pode ser desafiador entender os sinais no começo, mas, com o tempo, os pais aprendem a reconhecer os diferentes tipos de choro e a responder de forma mais rápida e segura.

Continua após a publicidade

9. O sono é irregular no início

Os recém-nascidos dormem bastante, mas em ciclos curtos, de duas a três horas, já que precisam se alimentar com frequência. Para ajudar o bebê a aprender a diferença entre dia e noite, vale deixá-lo mais ativo durante o dia e, à noite, manter o ambiente calmo e com pouca luz. Por volta dos três meses, muitos bebês já conseguem dormir períodos mais longos.

10. A fase de recém-nascido passa rápido

Embora os primeiros dias possam ser cansativos e intensos, essa fase é passageira. Em pouco tempo, o bebê começa a interagir mais, os padrões de sono melhoram, e cada nova descoberta se torna motivo de alegria. Aproveitar cada momento, mesmo os desafiadores, torna essa jornada ainda mais especial.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.