10 blocos de Carnaval gratuitos para curtir com as crianças em São Paulo
Prepara a fantasia, coloca a marchinha para tocar e vem conferir nossa seleção para curtir a folia com as crianças.
Liberem os confetes que a época mais animada do ano chegou! O Carnaval de rua já virou tradição em todo o país e São Paulo vem se destacando cada vez mais nesse sentido. Antes considerada um destino “anti-carnavalesco”, a cidade presenciou um aumento exponencial de blocos e se tornou um dos destinos mais procurados para a folia. Dá para acreditar? 😱
Mas isso não significa só curtição para os adultos, viu? A boa notícia é que, com as mais de 800 agremiações previstas para este ano, muitas delas são convidativas para famílias e para o público infantil no geral. Assim, é possível levar os pequenos para curtir a festa de forma segura e com toda a infraestrutura necessária (sim, a maioria dos blocos conta com fraldário, espaço para gestantes e outras adaptações).
Então pode preparar as fantasias e decorar as marchinhas, que a curadoria fica por nossa conta! Separamos 10 bloquinhos em diferentes regiões de São Paulo para ir com os filhos sem preocupação. E o melhor: todos são gratuitos! Confere só:
1. Carnapupa – Bloquinho de Carnaval Inclusivo
Ainda no pré-carnaval, o Carnapupa realiza sua primeira edição. Para ninguém ficar de fora da folia, a proposta deste bloquinho é garantir a inclusão de todos as crianças. Por isso, o evento conta com acessibilidade para cadeirantes, música baixinha para os que se incomodam com o barulho alto dos trios elétricos e outras adaptações para garantir o bem-estar de todos os participantes.
Ah, e mesmo que seu filho não precise de cuidados especiais, ele também está convidado a brincar, viu? A ideia é unir todos pequenos.
Quando? 8 de fevereiro, das 13:30 às 16:30
Onde? Câmara Municipal de São Paulo | Viaduto Jacareí, 100 – Bela Vista
2. Bloco Sainha de Chita
O Sainha de Chita é um grupo artístico fundado em 2015 por integrantes do Bloco Saia de Chita, com a missão de animar as famílias antes da verdadeira bagunça começar. O sucesso foi tanto, que a versão para os pequenos ganhou nome e data própria.
O bloquinho reúne tanto temas regionais, como samba, frevo e axé, quanto composições autorais, que abordam o dia a dia da criançada, como “Quente, queimando”, “Artistas mambembes” e “Tô de férias”. A ideia é fazer com que os pequenos entrem em contato com outros estilos musicais, plurais e que dialoguem com o universo infantil.
Quando? 15 de fevereiro, das 11h às 17h
Onde? Praça Rio dos Campos – Pompeia
3. Bloquinho Ocupababy e As Siricuticas
O Ocupababy é um serviço de assessoria que dá dicas de passeios para mães e pais com crianças. O bloco de mesmo nome surge com uma proposta parecida: de que os pequenos ocupem a cidade por meio da folia!
O evento possui atividades em diferentes horários. Antes da festa começar, o projeto “Ser Criança é Natural” realizará uma oficina de customização de fantasias, com adereços feitos a partir de elementos da natureza. Depois, os baixinhos poderão preparar confetes com folhas secas naturais – tudo isso para conscientiza-los sobre o aproveitamento de materiais e sobre o cuidado com o meio ambiente. Legal, né?
Na sequência, a banda “As Siricuticas” entra em cena com marchinhas infantis e, em seguida, as mães serão convidadas a se movimentar e estreitar os laços com os filhos na Dança Materna, que começa às 9h45. A atividade não exige muito esforço físico, viu? Por fim, às 10h30, o cortejo do bloquinho tem início. Informação útil: o local irá oferecer banheiros adaptados para bebês. Ufa!
Quando? 15 de fevereiro, das 9h às 12h
Onde? Praça Haruo Uoya – Chácara Santo Antônio
4. Bloco Mamãe Eu Quero | Carnaval “Masha e o Urso”
Quem aí curte “Masha e o Urso”? A animação russa, disponível na Netflix, acompanha as aventuras de uma menina carismática e seu amigo urso e já virou um sucesso entre a criançada. Na segunda quinzena de fevereiro, o bairro Sumaré receberá um bloco temático em homenagem ao desenho.
A celebração carnavalesca será regada a muito som da Bateria Encantada, cujos integrantes se apresentarão fantasiados de personagens infantis. É farra na certa!
Quando? 15 de fevereiro, das 10h às 14h
Onde? Praça Irmãos Karmann, s/n – Sumaré
5. Bloco Folia de Bonequins
Já pensou em um carnaval de rua com bonecos, música ao vivo e bateria para pessoas de todas as idades? É essa a proposta do Folia de Bonequins! A segunda edição do bloco, na zona sul de São Paulo, procura homenagear a infância – e também todas as faixas etárias depois dela.
O cronograma do bloquinho é o seguinte: primeiro, às 11h, acontecerá o Carnaval da Trupe pé de histórias, com um show especial. Logo em seguida, às 12h30, o evento receberá a Bateria Batuquins, de ritmos brasileiros, com participação da Banda Bonequins.
Ah, a estrutura do lugar terá fraldário e área dedicada gestantes, bebês e idosos.
Quando? 16 de fevereiro, das 10h às 15h
Onde? Rua Madre Cabrini – Vila Mariana
6. Bloco do Berço Elétrico
Berço elétrico? O nome pode parecer esquisito à primeira vista, mas tem tudo a ver com a origem do bloquinho! Tudo começou quando um casal de foliões decidiu levar o pequeno, de onze meses, para curtir o Carnaval. Para isso, adaptaram o berço do bebê, com rodinhas, guarda-sol e enfeites com temáticas carnavalescas. A repercussão foi imediata, e os fundadores decidiram compartilhar a ideia com outras famílias. Confira só a história completa!
Assim, desde o ano passado, os pais organizam o bloquinho – que, logo na primeira edição reuniu cerca de 3 mil participantes. Além de infraestrutura completa para os adultos com crianças e repertórios de músicas infantis, o evento oferecerá a locação dos famosos “berços elétricos”: acessórios práticos e seguros, onde o bebê pode pular, sentar, descansar e até dormir, sem estresse ou perigo.
Quando? 22 de fevereiro, das 10h às 14h
Onde? Praça Horácio Sabino, s/n – Pinheiros
7. Bloco Infantil Samba Tetê
O bloquinho nasceu em parceria com a Playdate, um movimento que junta famílias para conversar sobre maternidade e a vida da mulher. Em sua terceira edição, o evento dá o primeiro passo para uma iniciativa junto a um projeto social, que unirá os baixinhos à música.
Funcionará da seguinte maneira: o lucro da venda de abadás será revertido para o projeto VerdeRosa, que organizará uma bateria infantil com as crianças da comunidade Chaparral, na zona leste da cidade. Através de um cronograma de ensaios durante o ano, o objetivo é que o grupo toque no Bloco Samba Tetê do carnaval de 2021.
Quando? 23 de fevereiro, das 14h às 18h
Onde? Rua Mirandinha, 526 – Penha
8. Bloquinho Gente Miúda
O Bloquinho Gente Miúda chega para a sua quarta edição no carnaval de rua de São Paulo. O tema deste ano é “Mamãe Natureza”, que busca conscientizar os pequenos sobre os cuidados com o meio ambiente e enfatizar a importância da reciclagem.
O aquecimento do bloco será comandado pela Trupe Gente Miúda, a bateria que promete contagiar a criançada. Também haverá recreação, e a saída do trio para a volta pelo bairro está prevista para as 10h30.
Quando? 23 de fevereiro, das 10h às 13h30
Onde? Concentração na Avenida Professor Alfonso Bovero, 546 – Perdizes
9. Bloquinho do Giz
“Carnavalzinho” é um baile infantil criado por duas musicistas, que engloba brincadeiras de roda, canções carnavalescas e outros ritmos brasileiros, como coco, cacuriá e ciranda. “Giz” é um projeto fundado em 2017, com o intuito de resgatar a infância livre das tecnologias e incentivar o contato com a arte desde cedo, a partir de oficinas de desenho, teatro, pintura e outras formas de expressão artística.
Neste ano, os dois se uniram em um bloquinho – e a combinação parece bastante promissora. A programação começa com desenhos com giz na Pracinha, das 9h às 11h, e segue com as marchinhas comandadas pelo grupo Carnavalzinho, que tocará até as 12h.
Quando? 24 de fevereiro, das 9h às 12h
Onde? Praça Rotary | Rua General Jardim, 485 – Vila Buarque
10. Bloco Beatles Para Crianças
Boas notícias para os amantes de Beatles! O Sesc Parque Dom Pedro II trará os sucessos da banda britânica para contagiar os pais e, claro, os pequenos. Afinal, nem só de marchinhas brasileiras vive o Carnaval, né?
Os blocos do projeto Beatles Para Crianças acontecem desde 2016 e reproduzem a mesma empolgação da banda em seus shows. A ideia é unir famílias e gerações em torno do mesmo gosto musical.
Quando? 24 de fevereiro, das 15h às 17h
Onde? Sesc Parque Dom Pedro II | Praça São Vito, s/n – Brás