TDAH: mitos e verdades sobre o transtorno em crianças
Tem cura? Os medicamentos causam dependência? Confira as respostas para essas e outras perguntas
O Transtorno de Déficit de Atenção e Hiperatividade (TDAH) afeta os neurotransmissores, substâncias químicas responsáveis pela troca de informações entre os neurônios. O resultado é uma criança mais desatenta, com dificuldade para se concentrar e manter o foco, além de não conseguir se manter parada.
Atingindo cerca de 6% das crianças e adolescentes no mundo todo, o transtorno tem sido cada vez mais diagnosticado, o que aumenta também o questionamento sobre o assunto. TDAH tem cura? Os medicamentos viciam? Existe um exame para identificar?
Para responder a essas e outras perguntas, conversamos com Gabriel Portella, mestre em Psicologia Experimental e diretor do Núcleo JOY. Confira, a seguir, mitos e verdades sobre o transtorno.
1. O TDAH tem causa genética?
Verdade. Estudos indicam que fatores genéticos desempenham um papel significativo no desenvolvimento do transtorno, embora o ambiente também tenha influência.
2. Existe um exame para detectar o TDAH?
Mito. Não existe um exame laboratorial específico. O diagnóstico é clínico, baseado na observação do comportamento e nas informações fornecidas por pais, professores e, em alguns casos, testes psicométricos.
3. O tratamento é apenas medicamentoso?
Mito. O tratamento do TDAH geralmente envolve uma abordagem multifacetada. Além de medicamentos, terapias comportamentais, educacionais e suporte psicológico são comuns.
4. Remédio para TDAH causa dependência?
Mito. Quando usados sob supervisão médica adequada, os medicamentos não causam dependência. Em geral, eles são considerados seguros e eficazes.
5. Criança cansada, com sono e uma rotina de muitas tarefas pode ter diagnóstico errado de TDAH?
Verdade. Outros problemas, como privação de sono, podem causar sintomas semelhantes ao TDAH, tornando necessário avaliar cuidadosamente diferentes aspectos da vida da criança.
6. Se não tratado na infância, o transtorno pode trazer prejuízos ao desenvolvimento da criança?
Verdade. O TDAH não tratado na infância pode resultar em dificuldades acadêmicas, sociais e emocionais, afetando o desenvolvimento global da criança.
7. O TDAH pode vir associado a outros transtornos?
Verdade. Muitas vezes, ele coexiste com outros transtornos, como de ansiedade, depressão ou distúrbios de aprendizado.
8- O tratamento é pelo resto da vida?
Parcialmente verdade. Não há cura definitiva para o TDAH, mas o tratamento eficaz pode gerenciar sintomas. Algumas pessoas precisam de suporte ao longo da vida, enquanto outras podem ver uma diminuição dos sintomas com o tempo.
9. O TDAH pode surgir apenas na vida adulta?
Verdade. Embora o TDAH geralmente seja identificado na infância, pode persistir na vida adulta, ou até se manifestar pela primeira vez nessa fase.
10- Pessoas com o transtorno são mais ou menos inteligentes que as outras?
Mito. Pessoas com TDAH não têm uma inteligência inerentemente maior ou menor, são aspectos distintos.