Continua após publicidade

6 dicas para fazer o bebê dormir

Primeiros meses do bebê podem, literalmente, tirar o sono dos pais; confira ideias para criar uma rotina tranquila para a hora de dormir

Por Valentina Bressan
20 ago 2024, 07h00
bebe-dorme-malha-colorida-Lebsnow-Freepik - 2
Para noites de sono tranquilas, acostume o bebê a dormir sempre no mesmo horário e no mesmo ambiente (Lebsnow/Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

Lidar com o sono do bebê é um dos principais desafios dos pais. Nesse caso, nem importa se são pais de primeira viagem ou não: até que o bebê consiga dormir durante uma noite inteira, uma boa dose de noites insones pode fazer parte do cotidiano dos pais.

É normal que os bebês acordem à noite: o ciclo de sono deles é mais dividido do que o dos adultos. Apenas aos quatro meses os bebês adquirem a capacidade de dormir durante uma noite inteira. Por isso, também é comum que até os dois anos de idade as crianças precisem de várias sonecas ao longo do dia.

O ideal é que o bebê durma num berço ou cama acoplada, no quarto dos pais, até os seis meses de vida. A partir daí, o bebê passa a sentir menos fome à noite e acorda menos vezes durante a madrugada.

Para que pais e bebês possam se habituar a ter um sono mais tranquilo, separamos seis dicas para fazer o bebê dormir. Confira a seguir.

Estabeleça uma rotina do sono

Bebês precisam de previsibilidade no cotidiano: para ter noites de sono tranquilas, acostume o bebê a dormir sempre no mesmo horário e no mesmo ambiente. Diminuir a intensidade das luzes da casa, tornar os ambientes mais silenciosos, amamentar e ler histórias ou cantar canções de ninar são opções que podem ajudar o bebê a se habituar à rotina.

Continua após a publicidade

Crie um ambiente calmo e agradável

O lugar ideal para o bebê dormir é um quarto escuro, silencioso e na temperatura adequada para mantê-lo confortável. Assim, as chances de ele acordar à noite são menores.

Dê um banho no bebê antes de dormir

A temperatura agradável e o contato com os responsáveis pode ajudar o bebê a relaxar antes de dormir. Vale incluir uma massagem calmante na rotina noturna.

Verifique as necessidades básicas do bebê

Se estiver com fome ou com a fralda suja, o bebê terá dificuldades para dormir. Além de trocar a fralda ou alimentar o bebê, verifique se a temperatura do quarto está adequada e se há muito barulho ou luz excessiva, que também podem prejudicar o sono.

Continua após a publicidade

Evite luzes artificiais

O contato com eletrônicos, como TV ou celular, não só é contraindicado até os dois anos de idade como também pode prejudicar o sono dos bebês. A luz artificial emitida pelas telas afeta a produção da melatonina – o hormônio do sono.

Acostume o bebê a dormir no berço

Dormir na mesma cama dos pais não é recomendável por motivos de segurança – o bebê pode ficar preso em alguma estrutura da cama e há risco de sufocamento. O ideal é colocar o bebê, de barriga para cima, no berço assim que ele estiver sonolento, mas ainda acordado. Assim, ele vai associar o sono ao espaço do berço. Também não é recomendável ter cobertores, travesseiros e outros adereços no bercinho.

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.