Antes e depois: quarto de irmãs criado para acompanhar o crescimento delas
Confira as transformações do quartinho de duas meninas, que tem a marcenaria como protagonista e boas ideias de decoração
Quando a filha caçula saiu do berço, os pais decidiram que era hora de montar um quartinho novo para as irmãs que pudesse se ajustar ao desenvolvimento delas.
O projeto do novo ambiente ficou a cargo da arquiteta Juliana Baumhardt, do escritório JuBa Arquitetando Ninhos. No planejamento, pular a etapa da cama infantil e passar para o móvel no padrão solteiro foi a melhor estratégia, pois as camas não precisarão ser substituídas conforme as meninas crescem.
Boas ideias: marcenaria esperta e candy color
A decoração com tons rebaixados é atemporal e pode mudar totalmente de cara de acordo com as preferências das garotas. “Nesta fase, elas escolheram o tema unicórnio, que está no enxoval e nos quadrinhos. Quando enjoarem, ele é trocado facilmente”, aponta a arquiteta.
O segredo do excelente aproveitamento do espaço enxuto – são 11 m2 no total – foi o planejamento da marcenaria. As peças-chave são as camas desenhadas em L, dotadas de muitos nichos, baús e gavetas. “Para a escolha do layout, testo todas as possibilidades do espaço, sempre priorizando a boa circulação e área livre no chão para as brincadeiras das crianças”, afirma Juliana.
Cantinhos charmosos
A mamãe, modelo por profissão, fez questão de um cantinho com ares de camarim para as mocinhas. O espelho emoldurado por lâmpadas é um sucesso, mas o espaço da bancada ainda serve de apoio aos estudos.
Dando unidade ao projeto, uma marcenaria laqueada de rosa conecta a cama ao espaço das penteadeiras, e sustenta um rolo de papel para pintura.
No projeto pensado para servir de aconchego para as meninas pelos próximos anos, beleza e funcionalidade se fundem acompanhando o desenvolvimento das irmãs.