Imagem Blog

Coisas de Dinda

Manuela Macagnan (@manuelamacagnan) é jornalista e escritora - mas a função preferida dela é ser madrinha da Caetana e do Heitor
Continua após publicidade

Como ser uma madrinha presente para a criança – inclusive se estiver longe

No mundo de hoje não existe distância, mas toda relação precisa de esforço

Por Manuela Macagnan
15 set 2023, 10h23
mão de mulher encostada na mão de uma criança. Eles seguram um coração
 (Alexandr Dubynin/Getty Images)
Continua após publicidade

Sabe quando você tem uma amiga muito, muito querida e que mora em outro continente, vocês ficam 10 anos longe e, quando se encontram, é como se nunca tivessem passado um dia sem conviver? Esse é o tipo de dindagem que imagino para os meus afilhados – não que eu vá passar mais do que algumas semanas sem vê-los, claro.

Acredito que, para ter esse sentimento de “estou sempre aqui, mesmo que a gente more a milhares de quilômetros de distância”, o primeiro passo é ter um interesse genuíno pela criança. E, sim, eu sei que todo mundo adora os seus afilhados, mas estou falando de enxergar a criança como uma pessoa única, uma relação que vai além do sentimento de carinho que nutrimos pelos pais deles.

Falo de conhecer os gostos, saber o que incomoda, do que o pequeno tem medo, qual a comida preferida no mundo inteiro, saber como seria um dia perfeito de pura diversão e por aí vai. Claro que essa proximidade não surge de um dia para o outro. É, como em qualquer relação, uma construção. E é dessa conexão que nasce a confiança, a sensação de convivência mesmo sem se ver com tanta frequência. Daí tende a surgir a afinidade e vocês começam a descobrir gostos parecidos, seja por algum petisco, um filme ou um programa de domingo.

Muita gente acha que ser dinda é saber o dia do aniversário da criança na ponta da língua e mandar um presentão nas festinhas. Não. Ser madrinha, para mim, é um cargo de alta confiança e eu me dedico para que os meus afilhados enxerguem em mim uma pessoa com a qual podem contar sempre, independentemente do motivo e da distância.

Continua após a publicidade

Como é por aí, quais são as estratégias para ser uma madrinha presente?

+ LEIA AQUI OUTRAS COLUNAS COISAS DE DINDA

+ Siga a Manu Macagnan no @manuelamacagnan!

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.