Mito ou verdade: açaí ajuda na produção do leite materno?

Alimento não provoca diferença por si só e exige cuidados na hora de escolher o produto

Por Maurício Brum
15 dez 2024, 07h00
acai-amamentacao
Polpa da fruta, sem adição de açúcares, pode fazer parte da alimentação, mas não espere milagres (Freepik/Reprodução)
Continua após publicidade

O momento da amamentação pode gerar muitas dúvidas em famílias que estão convivendo com seu primeiro bebê. Além das questões sobre a melhor maneira de estabelecer essa rotina, muita gente também ouve recomendações diversas de familiares e amigos sobre como aumentar a produção de leite. Nos últimos anos, a popularização do açaí o tornou uma das dicas recorrentes nesse sentido.

Mas será que ele pode fazer uma diferença positiva?

Em primeiro lugar, é importante deixar claro: nenhum alimento, consumido isoladamente, tem comprovação científica de que faz uma diferença significativa pela produção de leite. Uma dieta equilibrada e saudável é importantíssima, mas isso vale para tudo, não para algum alimento sozinho, como o açaí ou a canjica (outra opção famosa por supostamente aumentar a produção de leite).

Isso significa que o açaí até pode ser inserido na rotina alimentar durante a amamentação para ajudar o corpo a obter os nutrientes que precisa, mas não se pode esperar milagres. E é importante ter cuidados ao inserir esse ingrediente.

Cuidados com o açaí

Além de não esperar um aumento na produção de leite por causa do açaí, também é bom ter parcimônia na forma como você vai incluí-lo no dia a dia. Deve-se consumir a polpa natural da fruta, e evitar ao máximo produtos industrializados que podem conter outras substâncias contraindicadas.

Continua após a publicidade

Versões com açúcar adicionado ou outros ingredientes, como o xarope de guaraná (que tem cafeína), não devem ser inseridas na dieta nem na gestação nem na amamentação.

Como aumentar a produção de leite?

Para produzir mais leite de forma consistente, a principal recomendação não diz respeito a um alimento, mas a outras rotinas: tomar água é fundamental, e o indicado é se policiar para ficar perto dos três litros diários da ingestão do líquido. O nível exato pode variar conforme seu peso corporal e outras questões de saúde, então vale ouvir um profissional de nutrição.

Outra maneira de garantir a “renovação” e uma quantidade maior de leite cotidianamente é garantir que os seios estejam se esvaziando adequadamente. A própria amamentação faz o corpo produzir mais leite – e, se esse esvaziamento não está acontecendo de forma completa ao alimentar a criança, vale a pena recorrer às bombas de extração.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.