Fotógrafa registra mães amamentando vestidas com a roupa do trabalho
Em 2015, Tara Ruby clicou mães militares fardadas dando de mamar a seus bebês. A imagem fez tanto sucesso que ela decidiu fazer um ensaio fotográfico de outras profissionais alimentando seus filhotes no peito.
Voltar ao trabalho da licença-maternidade e continuar amamentando não é fácil. Mas muitas mamães lutam para conseguir manter a prática, mesmo sem sala de amamentação na empresa ou creche próxima. Para valorizar todo esse esforço, a fotógrafa americana Tara Ruby iniciou um projeto em que clica mães dando de mamar a seus filhos vestindo a roupa que usam para trabalhar. Ela já fotografou mulheres que ganham a vida sendo militares, dançarinas e enfermeiras, por exemplo.
“Há tantas carreiras diferentes por aí, e essas mães estão amamentando, armazenando leite materno e fazendo tudo o que podem – às vezes por alguns anos – pelos seus filhos”, disse Tara em entrevista ao portal americano Huffington Post.
A ideia de fazer o ensaio veio após a fotógrafa ter feito, em 2015, um registro de militares dando de mamar a seus bebês. O clique foi um sucesso! “Eu estava recebendo comentários do mundo inteiro e o mais repetitivo deles era ‘eu me vejo nesta foto’ – e não só de militares, mas de mães que trabalhavam em outros empregos também”, contou Tara Ruby.
Ela espera que essa série fotográfica sirva de apoio a diversos grupos. De acordo com o Huff Post, desde que compartilhou as imagens em seu Facebook, muitas mulheres agradeceram Tara por dar uma cara a essas profissões e encorajá-las a continuar a amamentar e, também, atingir seus objetivos profissionais. “A amamentação não deveria limitar quem você é e suas metas na carreira. Qualquer que seja a sua escolha, você deveria poder fazer isso sem hesitação”, opina a fotógrafa.
Ruby pretende continuar clicando mulheres amamentando, mesmo aquelas que não trabalham fora de casa. Segundo a publicação americana, as fotos podem até virar livro no futuro! Confira abaixo mais fotos da série: