Uma foto tirada na primeira fase da Copa do Mundo, em Buenos Aires, está comovendo as pessoas nas redes sociais. O clique feito durante a partida entre Argentina e Nigéria registra uma torcedora que acompanhava o jogo na Praça San Martin e que, enquanto vibrava pela seleção, amamentava a pequena Florencia.
O registro é de autoria do fotojornalista Hernan Zenteno, que trabalha para o jornal argentino La Nación. “(…) os torcedores estiveram em uma montanha-russa de sentimentos durante a partida”, diz a legenda da foto compartilhada em sua conta no Instagram.
A mulher que aparece na foto é Vanessa, que trabalha como vendedora em Buenos Aires e foi com sua filha acompanhar o jogo por uma tela gigante instalada na Praça San Martin. Um momento que poderia ser trivial acabou se tornando mais um símbolo de uma luta que as mães ainda precisam travar em tantos países: o direito de amamentar em público.
Aqui no Brasil – país onde as mulheres são mais criticadas por isso, segundo pesquisa – casos de constrangimento ainda são muito frequentes e geram manifestações, como os “mamaços” organizados em protesto pelo direito das mulheres de amamentar sem receber críticas ou pedidos para que se cubram.
Na edição do La Nación que trazia os registros do jogo, a foto em que Vanessa aparece com Florentina acabou ficando de fora, mas graças ao jornalista Hugo Alconada Con, que tuitou a foto sob o título “Mamando Futebol”, o clique ganhou o mundo.