Mãe tem a melhor reação ao ser criticada por amamentar em público

Ela publicou uma imagem nas redes sociais após ouvir que deveria cobrir o seio enquanto alimentava o filho. Vem ver!

Por Nathália Florencio Atualizado em 17 fev 2018, 13h21 - Publicado em 30 nov 2017, 19h51

Só quem é mãe e já precisou dar de mamar ao filho fora de casa sabe como é ser bombardeada por olhares de reprovação. E, muitas vezes, a crítica deixa de ser velada e passa a ser explícita. É o que acontece quando uma mulher é “convidada” a se retirar de algum estabelecimento por amamentar em público, por exemplo. Felizmente, hoje há leis nas principais capitais brasileiras que garantem o aleitamento materno em qualquer lugar e multam os locais que impedirem as lactantes de alimentar seus bebês.

Mas e o que fazer quando algum desconhecido, amigo ou familiar diz que a mãe “ao menos poderia se cobrir”? Em abril de 2017, Kelly Key recebeu um comentário como este ao publicar uma foto em seu perfil no Instagram em que aparece amamentando o caçula Artur em um restaurante. “Pelo menos tem que cobrir. É um desrespeito com os outros em volta. Sou mãe e não fico pagando peito na frente dos outros não”, disparou uma seguidora.

Esse tabu, como se o ato de dar o peito a um filho tivesse alguma conotação sexual – ao invés de ser encarado como algo natural, que reforça o vínculo entre mãe e filhonão existe só aqui no Brasil. Tanto que uma mãe espanhola viajando por Sydney, na Austrália, relatou nesta semana nas redes sociais que passou por um episódio semelhante ao da cantora ao sair para comprar um brinquedo para o filho Kaiet, de 5 meses de vida, enquanto ele mamava tranquilamente.

“Estava fazendo minhas coisas quando ouço uma senhora dizer para o marido: ‘poderia se cobrir um pouco’, referindo-se a mim”, contou Patricia, dona do perfil @maravillosamente_embarazada, no Instagram. E ela teve a melhor reação! “Eu admito que saí de casa na correria, sem tempo de me pentear ou ou de me maquiar, para tampar as olheiras profundas de ‘mãe panda’, então para não ofender aquela mulher, eu me tapei”, brincou a mamãe de 35 anos, ao publicar uma imagem em que aparece amamentando o filho e com o rosto coberto por uma fralda.

Você já passou por alguma situação constrangedora ou foi reprimida por dar de mamar? Conte pra gente nos comentários!

 

Continua após a publicidade

Publicidade