Você já deve ter cansado de ouvir que o leite materno é o único alimento que uma criança precisa após nascer. Mas… por quanto tempo essa frase permanece verdadeira? E até que idade é normal que ela siga mamando no peito, mesmo já tendo contato com outros alimentos?
A dúvida quanto ao momento “ideal” para iniciar o desmame é recorrente, especialmente em famílias que estão com seu primeiro filho, justamente porque não há uma resposta universal. Entenda mais sobre isso, abaixo.
Até quando o leite materno deve ser o único alimento?
O leite materno tem todos os nutrientes que uma criança precisa e, em condições normais (ou seja, quando não há problemas de produção), pode permanecer como único alimento nos primeiros seis meses de vida do bebê.
No entanto, devido a uma série de características individuais da criança e da mãe, esse período pode ter variações. O momento de iniciar a introdução alimentar também é uma etapa importantíssima e rodeada de dúvidas, já que deve ocorrer em paralelo à manutenção da amamentação.
Por isso, o melhor é sempre contar com apoio de um pediatra, que poderá dar a melhor indicação das fases para cada transição na vida da criança, além de orientações quanto às maneiras de fazê-las com o mínimo de percalços possíveis. Lembre-se: mesmo quando o leite deixar de ser o único alimento, isso não significa que ele deve ser interrompido – a introdução alimentar ocorre em questão de meses, mas o desmame é assunto que leva anos.
Qual a idade ideal para iniciar o desmame?
Novamente, aqui, não existe uma resposta universal que se encaixe em todos os casos. Existe, porém, um período no qual é melhor que o desmame não ocorra: a Organização Mundial da Saúde (OMS) indica que o aleitamento seja mantido pelo menos até a criança fazer dois anos.
Vencido esse período, começa a ser discutida a possibilidade de realizar o aguardado momento do desmame. Mas esse processo não é feito de um dia para o outro, e também não é iniciado ao mesmo tempo para todas as crianças.
Outra vez, deve-se contar com a orientação de um pediatra para determinar quando essa nova fase terá início – e estabelecer um cronograma gradual, passo a passo, até que a transição para se alimentar apenas de comida seja concluída.