Canjica aumenta a produção de leite materno?

Sabedoria popular indica alimento calórico como aliado da amamentação, mas não há comprovação científica de que a canjica tenha algum superpoder

Por Maurício Brum
13 dez 2024, 17h00
canjica-leite-amamentacao
Canjica pode fazer parte da alimentação durante a amamentação, mas não é responsável por aumentar a produção de leite (Leo Rey/CC BY 2.0/Wikimedia Commons/Reprodução)
Continua após publicidade

Se você está amamentando ou conhece alguém que passou por isso, é bem possível que já tenha ouvido algumas dicas de como aumentar a produção de leite. Especialmente se a outra pessoa teve filhos há mais tempo, algumas crenças populares podem ter ficado na memória – uma dica clássica é recomendar o consumo de canjica para impulsionar uma maior quantidade de leite materno.

Hoje, porém, sabe-se que essa recomendação é apenas um mito. A canjica é um alimento “de substância”, como diziam os antigos, graças à boa quantidade de carboidratos e calorias que ela fornece, e o fato de que era consumida com leite (de vaca). Por isso, veio também a crença de que seria uma aliada na hora de amamentar.

Mas a história não é bem assim.

Alimentação é importante, mas não há milagres

Havia um fundo de verdade na sabedoria popular justamente porque manter uma boa alimentação é importante tanto na gestação quanto na amamentação. Seu corpo precisa de mais calorias (e mais água) para cumprir primeiro as funções de carregar outro ser vivo e, depois, gerar o leite que vai alimentá-lo.

Só que isso vale para tudo. Uma alimentação saudável e equilibrada é fundamental nesse período da vida, e não há um tipo de comida que solitariamente faça a diferença. A canjica até pode ser incluída na dieta (com moderação e sem adicionar açúcar), mas não é a presença ou ausência desse elemento na sua rotina que vai influenciar a liberação de mais leite.

Continua após a publicidade

Como aumentar a produção de leite?

De forma isolada, a única coisa que faz uma diferença perceptível na produção de leite, de acordo com a quantidade que você ingere, é a água. Manter a hidratação em níveis adequados é fundamental – para quem está amamentando, recomenda-se ficar sempre perto dos três litros diários, mas a indicação pode variar de acordo com a frequência das mamadas e o seu peso corporal.

Além disso, outra forma de aumentar a produção de leite é… amamentar mais. Conforme o corpo percebe que as reservas estão se exaurindo, ele entende que é hora de gerar mais alimento para a criança. Mesmo que o bebê não esteja com fome, retirar o leite com a bombinha periodicamente ajuda a “renová-lo”.

Compartilhe essa matéria via:
Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.