8 perfis inspiradores sobre amamentação para você seguir no Instagram

Começou a Semana Mundial da Amamentação! Aproveite para descobrir conteúdos bacanas sobre o assunto nas redes sociais.

Por Chloé Pinheiro
Atualizado em 2 ago 2019, 08h30 - Publicado em 31 jul 2019, 18h15
 (Tony Anderson/Getty Images)
Continua após publicidade

O Agosto Dourado é o mês dedicado a ações de promoção e incentivo ao aleitamento materno no Brasil. Nesta quinta, 01, começa a Semana Mundial de Amamentação, iniciativa internacional criada em 1992, que inspirou a criação da lei brasileira. Cheio de benefícios únicos, o leite materno é sabidamente o melhor alimento para o bebê, e deveria ser o único durante os seis primeiros meses de vida.

Para comemorar o início desta data, separamos alguns perfis bacanas que incentivam a amamentação e divulgam conteúdos inspiradores sobre ela para você seguir no Instagram:

Enquanto eu amamento

https://www.instagram.com/p/B0TrC3jH8sZ/

Perfil que reúne fotos publicadas com a hashtag #enquantoeuamamento, com cliques de diversas mães e relatos sobre a experiência de amamentar em diversos contextos: amamentação prolongada, livre demanda e dificuldades enfrentadas nesse momento.

Filme de peito aberto

View this post on Instagram

Depois de passar por momentos de extrema dificuldade para amamentar minha filha, hoje com 6 anos, decidi acompanhar a história de amamentação de seis mães brasileiras de primeira viagem, de diferentes realidades socioculturais. Assim nasceu DE PEITO ABERTO, um documentário inédito sobre aleitamento materno. As mães são as grandes protagonistas do filme. Elas dão as cartas, ditam as necessidades, pautam a discussão. Com especialistas brasileiros e internacionais como Carlos González, Laura Gutman e Jack Newman, o filme busca criar bases para a construção de uma nova cultura de aleitamento materno no Brasil. Para isso foi necessário traçar um panorama das políticas públicas e compreender os efeitos nefastos da bilionária indústria do leite artificial, que aposta pesado na falência do aleitamento materno para crescer e se consolidar. (…) Longe de consolidar sua luta por equidade de gênero nas políticas públicas e na própria família, a mulher se vê sobrecarregada a ponto de ser obrigada a abdicar da amamentação em nome da sobrevivência no mercado de trabalho, o que muitas vezes significa a sustento de toda a família. Uma situação ainda mais aguda se considerarmos a situação da mulher negra. De Peito Aberto não vem para massacrar as mães que optam ou são induzidas a não amamentar suas crias. Queremos construir um novo patamar de consciência coletiva para a importância do aleitamento materno, algo que ajudaria a evitar a morte de 820 mil crianças por ano no mundo, segundo as Nações Unidas. Graziela Mantoanelli. #180DiasDePeitoAberto #AmamentaBrasil #aleitamentomaterno #culturadoaleitamento #amamentação #breastfeeding * Texto publicado originalmente na Revista SAÚDE, da editora Abril. Íntegra em www.depeitoaberto.net/blog

A post shared by DE PEITO ABERTO (@filmedepeitoaberto) on

O perfil continua o trabalho da mãe Graziela Mantoanelli, que produziu com financiamento coletivo o documentário De Peito Aberto, lançado em 2018, a partir de sua própria dificuldade em amamentar sua filha, Clara. O filme acompanha a história de seis mães de primeira viagem, e o perfil segue divulgando pílulas de conteúdos e depoimentos para mudar a cultura do aleitamento no Brasil.

Continua após a publicidade

Breastfeeding Mama Talks

“Que tal essa cara assustada? Eu estou usando calcinha de malha? Sim. Eu pareço exausta? Com certeza. Esse é um dos momentos mais legais da minha vida? Sim, definitivamente”. O perfil é uma iniciativa da norte-americana Kristy Kemp, que criou em 2012 uma comunidade virtual para discutir as dores e delícias de amamentar. No Instagram, ela posta relatos e fotos inspiradoras de outras mulheres e de si própria, com textos em inglês.

Black Moms Breastfeed

Mulheres negras estão mais sujeitas a encontrar dificuldades sociais que impedem a amamentação, como o menor acesso a empregos de qualidade e falta de apoio da comunidade local. Este perfil traz lindos cliques de mães negras amamentando seus filhos como maneira de promover o aleitamento para além da desigualdade racial.

Continua após a publicidade

Gabrielle Gimenez

Mãe que se dedica a compartilhar conteúdos de especialistas em saúde sobre amamentação além de relatos sinceros de outras mães sobre os desafios enfrentados para amamentar seus filhos da maneira que desejarem.

Dar de mamar

Amamentar por si só já pode ser uma tarefa extenuante. Para amamentar um prematuro, então, é preciso superar uma série de obstáculos físicos e burocráticos. O perfil Dar de Mamar, da nutricionista Raquel Prata, reúne cliques inspiradores de prematuros sendo amamentados e dá outras dicas preciosas para o aleitamento.

Continua após a publicidade

Amamentar é…

O perfil é mantido pela ex-VJ da MTV Chris Nicklas, que enfrentou dores e quase desistiu de amamentar seus filhos gêmeos Nino e Luca, hoje já quase adolescentes. A experiência a motivou a criar o projeto “Amamentar É…”, onde conta com a ajuda da médica que a apoiou quando seus filhos eram pequenos e outros profissionais de saúde para esclarecer dúvidas e destacar a importância do leite materno.

Amamente bem

Perfil mantido pela enfermeira Viviane Souza, consultora em amamentação, com dicas práticas sobre amamentação, desmame, ganho de peso do bebê e muito mais!

Publicidade

Essa é uma matéria fechada para assinantes.
Se você já é assinante clique aqui para ter acesso a esse e outros conteúdos de jornalismo de qualidade.

oferta

PARABÉNS! Você já pode ler essa matéria grátis.
Fechar

Não vá embora sem ler essa matéria!
Assista um anúncio e leia grátis
CLIQUE AQUI.