5 perfis de mães de crianças com alergias alimentares para seguir
De receitinhas até reflexões: veja o que elas compartilham nas redes sociais!
Para alguns pais, descobrir que o filho tem alergia alimentar não é fácil. Já outros, apesar das dificuldades, são invadidos por uma sensação de alívio por, finalmente, receberem o diagnóstico depois de tantos sintomas e crises. Mas é muito importante poder contar com pessoas que estão passando pela mesma situação.
Assim como receber sugestões de comidinhas saborosas que podem ser consumidas pelos pequenos, não é mesmo? Fizemos uma seleção de 5 mães que dividem com os seus seguidores as dicas e os pensamentos que surgem com a chegada dessa notícia. E elas afirmam que as mudanças vieram, sim, para o bem!
1. Sam e Mamãe Na Cozinha
Mãe do Sam, de quatro anos, Ellen Dias passou por um grande susto quando o pequeno comeu gelatina pela primeira vez. Ao fazer os exames solicitados pelo médico, ela descobriu que o filho é alérgico a leite, ovo, milho, aveia, trigo, banana, amendoim, abacate, kiwi, látex e, com alterações pequenas, a carne vermelha, batata, arroz, feijão, peixe de água salgada, tomate, mamão e laranja. No perfil do Instagram e no blog, a mamãe compartilha fotos do garotinho e as receitas dos quitutes que faz para ele.
2. Tudo Sem Leite
Juliana Jordán tem duas meninas em casa: a Camila, de 3 anos, e a Luiza, de 4 meses. A primogênita tem alergia a múltiplas proteínas e, por isso, segue uma dieta sem leite e derivados, ovo, soja, oleaginosas, banana, mamão, kiwi, caju, pêra, batata doce, abobrinha, corantes e alguns conservadas. A mamãe amamenta as filhas e também adota um cardápio específico. No blog e nas redes sociais, ela conta como enfrenta as crises e lida com as inseguranças que surgem, como quando a pequena começou a frequentar a escolinha.
3. Alérgicos Saudáveis
Jaqueline Neves tem dois filhos: Gabriel e Ana Clara. O garotinho é alérgico a proteína do leite, soja e corantes, e a pequena, intolerante a lactose. No perfil no Facebook e no Instagram, a mamãe posta receitas de comidinhas para alérgicos – desde pizzas veganas até docinhos para festa infantil sem leite, soja e açúcar.
4. Cecilia Cury
Mãe da Carolina e do Rafael, a advogada descobriu a alergia alimentar do filho mais novo quando ele tinha apenas um mês de vida. Como estava amamentando, ela também teve que adequar a sua dieta. O interesse pelo tema fez com que a Cecilia se aproximasse de outros pais que passam pela mesma situação e o assunto até virou uma tese de doutorado sobre rotulagem de alergênicos em alimentos. Hoje ela é coordenadora do projeto Põe no Rótulo e compartilha nas redes sociais as notícias dessa temática.
5. Menu Bacana
Carla Maia começou a se interessar por cozinha inclusiva com a chegada da sua filha, Mila, que é alérgica alimentar múltipla. Nas redes sociais, ela ensina o passo a passo de comidinhas variadas – como brigadeiros, pães ‘sem’ queijo, bolos e cookies. A maioria das receitas são sem glúten, leite, ovos e soja. Além disso, a mamãe também oferece cursos no Brasil de culinária.