Crianças podem comer panetone?
Muitas são as dúvidas quando o assunto é a alimentação das crianças, principalmente no final do ano: será que os panetones estão liberados?

As festas de final de ano estão aí e as famílias não veem a hora de se reunir para compartilhar o amor com muita união e, claro, aquele cardápio repleto das comidas que muitos gostariam de ter a cada final de semana.
Os pratos dessa época são de encher os olhos, mas nem sempre os mais saudáveis. Uma das iguarias mais emblemáticas do final de ano é o panetone. Mas será que as crianças podem comer?
Crianças com mais de 2 anos de idade: pode comer, mas com moderação
No caso de crianças um pouco maiores, alguns alimentos já podem ser introduzidos na dieta dos pequenos — sempre sem exageros.
É a situação do açúcar, presente em grande quantidade, principalmente em panetones de chocolate ou “chocotones” industrializados. Porções modestas de panetone podem ser oferecidas às crianças sem maiores preocupações. Mas, claro: sempre com moderação e dando preferência a produtos artesanais ou feitos com ingredientes saudáveis.
Nem sempre é o caso dos alimentos industrializados. Uma dica é verificar a lista de ingredientes. Os itens que são listados antes são os que estão presentes em maior quantidade. Ou seja, se um dos primeiros itens for o açúcar (muitas vezes, é o primeiro!), quer dizer que o alimento não é o mais adequado às crianças, por estar associado a uma série de doenças crônicas.
Crianças com menos de 2 anos: proibido!
Quando o bebê tem menos de 2 anos de idade, há uma lista de alimentos contraindicados, principalmente os que contém açúcar, relacionado a problemas crônicos como diabetes e obesidade. A própria fruta cristalizada do panetone utiliza açúcar, o que é prejudicial principalmente para bebês dessa faixa etária (mas não só!).
Os panetones industrializados também possuem altos índices de gordura e conservantes, que podem ser prejudiciais aos bebês.
A única exceção é em casos de panetones caseiros, sem qualquer adição de açúcar e “adoçados” apenas com uvas passas. Mesmo assim, é preciso ter cautela e oferecer apenas pequenas porções.