Continua após publicidade

17 receitas gostosas e saudáveis para bebês e crianças pequenas

Cansado de oferecer a mesma comida para os pequenos? Veja opções doces e salgadas para bebês em fase de introdução alimentar

Por Chloé Pinheiro
Atualizado em 31 Maio 2021, 12h16 - Publicado em 20 Maio 2020, 16h24

Os dois primeiros anos de vida são um período único para estimular o paladar da criança e desenvolver hábitos alimentares saudáveis. Nessa fase, a criança está começando a se relacionar com a comida, portanto é hora de apresentar diversos ingredientes e incentivar o consumo de vegetais. 

Publicidade

Passada a etapa inicial de introdução alimentar, que se estende dos seis meses até por volta do primeiro aniversário, quando o ideal é apresentar os alimentos separados, o bebê já está pronto para comer receitas mais elaboradas, semelhantes às dos adultos. 

Publicidade

Pensando nisso, separamos abaixo dezenas de receitas especiais para os pequenos. Todas podem ser feitas para bebês com um ano de idade ou até um pouco menos, dependendo do estágio da introdução em que eles se encontram. 

As salgadas podem ser temperadas com opções naturais como alho, cebola e cheiro verde. O sal até pode aparecer depois do primeiro ano, mas em pequenas quantidades. Já o açúcar só depois do segundo aniversário. 

Publicidade

Receitas sugeridas pela nutricionista Luciana Carvalho, especialista em alimentação infantil pela Universidade Federal de São Paulo (Unifesp)

1. Papinha de carne, batata e abóbora 

Ingredientes

Modo de preparo

Publicidade
Continua após a publicidade

Em uma panela, aqueça o óleo e refogue a cebola, o alho e a carne moída. Em seguida, acrescente a batata, o inhame e abóbora. Cubra com água, tampe a panela e cozinhe até que todos ingredientes estejam macios e com um pouco de caldo. Depois de pronto, amasse tudo grosseiramente com o garfo e sirva.

2. Bolinho de arroz e feijão 

Publicidade

Ingredientes 

Modo de preparo 

Publicidade

Cozinhe arroz e o feijão com os temperos de preferência. Junte uma colher de sopa de arroz e uma de feijão sem o caldo, amasse levemente e faça uma bolinha. Em seguida, unte uma forma com azeite e leve ao forno pré-aquecido a 180ºC por aproximadamente 5 a 10 minutos

Continua após a publicidade

3. Croquete de frango com quinoa 

Ingredientes

Modo de preparo

Refogue a cebola e o alho com um pouco de azeite, coloque a quinoa lavada e refogue mais um pouco. Adicione uma xícara de água e deixe cozinhar até ficar macia. Descasque a mandioquinha, cozinhe bem e amasse. Junte todos os ingredientes com o frango desfiado em uma tigela e misture. 

Para modelar, umedeça as mãos com água, retire uma porção de massa e modele no formato desejado. Coloque os croquetes em uma assadeira untada com azeite. Asse em forno pré-aquecido a 200ºC por cerca de 20 minutos e vire na metade do tempo para assar os dois lados.

Continua após a publicidade

4. Omelete com tomate e cenoura 

Ingredientes 

Modo de preparo 

Bata o ovo, adicione a cenoura o tomate e tempere à gosto. Coloque um fio de azeite em uma frigideira quente, despeje a massa e deixe até dourar.

5. Bolinho de milho 

Ingredientes

Modo de preparo

Bata no mixer um pouco mais da metade do milho e restante dos ingredientes. Adicione o restante do milho e misture. Coloque pequenas porções da massa em uma frigideira antiaderente e deixe dourar dos dois lados. 

Continua após a publicidade

6. Bolinho de arroz, couve flor e abobrinha 

Ingredientes

Modo de preparo

Bata os ovos com ajuda de um garfo ou fouet. Adicione o restante dos integrantes e, em seguida, misture. Coloque em forminhas de cupcake de silicone e leve para assar em forno 180ºC por aproximadamente 20 minutos.

7. Panquequinha de maçã 

Continua após a publicidade

Ingredientes

Modo de preparo

Misture todos os ingredientes com um garfo. Unte uma frigideira com azeite, deixe aquecer em fogo baixo e despeje a mistura. Quando dourar de um lado, vire e deixe dourar do outro. 

Receitas sugeridas por Aryane Emerick dos Reis, nutricionista chefe da n2b, startup de soluções nutricionais

8. Bolinho de banana com ameixa

Ingredientes

Modo de Preparo

Hidrate a ameixa seca em água por 30 minutos e despreze a água. Bata no liquidificador a ameixa, as bananas, os ovos e o azeite até formar uma mistura homogênea. Coloque em uma vasilha essa mistura e incorpore com o farelo de aveia, a canela em pó e o fermento em pó. Coloque em forminhas pequenas ou em uma maior untada com manteiga. Leve ao forno pré aquecido a 180º C por 30 minutos. Espere esfriar para desenformar.

9.Petit suisse” de morango

Ingredientes

Modo de preparo

Descasque o inhame e corte em cubos médios. Depois, cozinhe em uma panela com água até que fique bem macio. Guarde o inhame cozido na geladeira. Após esfriar bata o inhame no liquidificador ou processador com os morangos higienizados. Coloque em potinhos ou copinhos a mistura e deixe gelar.

10. Crepioca de cenoura

Ingredientes

Modo de preparo

Em um recipiente, misture bem com um garfo ou fouet o ovo, a cenoura amassada, a tapioca e o orégano. Em uma frigideira antiaderente, coloque a massa e deixe dourar os 2 lados.

11. Sorvete de manga

Ingredientes

Modo de preparo

Congele a manga em cubos e a banana fatias. Bata a manga, a banana e o leite ou bebida vegetal em um liquidificador ou mixer até ficar homogêneo. Coloque em potinhos e leve ao freezer. 

12. Polvilho de cenoura

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe a cenoura e amasse com o garfo ou com o mixer. Refogue o purê com um fio de azeite. Coloque a mistura em um recipiente e acrescente polvilho aos poucos, até formar uma massa uniforme e moldável. Sove levemente. Unte uma forma, modele como preferir e asse em forno pré-aquecido a 200° por 15 minutos. 

Receitas sugeridas por Angelica Grecco, nutricionista do Instituto EndoVitta

13. Creme de abóbora

Ingredientes

Modo de preparo 

Descasque, lave e corte a batata doce e a abóbora em cubinhos. Coloque em uma panela com água para ferver e deixar cozinhar por 20 minutos. Em seguida, escorra a água em excesso e bata os ingredientes usando o liquidificador ou o mix até ter um creme aveludado. Finalize com azeite. 

14. Frango com batata-doce, escarola e beterraba

Ingredientes

Modo de preparo 

Em uma panela com um fio de óleo vegetal ou azeite, refogue o peito de frango em pedaços até começar a dourar. Acrescente a batata-doce e a beterraba descascadas e cortadas. Adicione água até cobrir os ingredientes, tampe e deixe no fogo até que tudo esteja cozido. Reserve e, enquanto esfria, refogue a cebola na mesma panela com mais um fio de azeite. Junte a escarola e mexa até que murche. Para finalizar, pique a escarola e faça então o prato com o resto dos ingredientes cozidos.

Uma outra opção é trocar a batata-doce por mandioquinha e a escarola por brócolis. Nesse caso, acrescente o brócolis nos dois últimos minutos de cozimento. 

15. Canoa de batata com espinafre

Ingredientes

Modo de preparo

Cozinhe as batatas, furando a casca antes com um garfo para que ela não retraia. Corte ao meio no sentido do comprimento, retire a polpa da batata e coloque em um recipiente. Amasse com o garfo, misture o espinafre, a cebola e a ricota. Recheie a canoa. Leve ao forno até dourar. Sirva em seguida. Se achar melhor, amasse a preparação com o garfo. 

Receitas sugeridas por Priscila Gomes, nutricionista da rede Mundo Verde

Para crianças maiores de um ano.

16. Muffin salgado de legumes com queijo

Ingredientes

Modo de preparo

Coloque a abobrinha e a cenoura ralada em uma tigela, acrescente o tomate picado, a cebola roxa picada e o ovo. Mexa bem até que todos os ingredientes estejam misturados. Adicione o orégano, o sal, queijo parmesão, a linhaça, o psyllium, por último o fermento e mexa novamente. Coloque em forminhas de cupcakes ou de silicone. Leve ao forno médio por 30 minutos.

17. Pãozinho de leite de coco

Ingredientes

Modo de preparo

Bata o ovo com o garfo, acrescente queijo parmesão ralado, a linhaça, o leite de coco aos poucos e por fim o fermento. Misture bem. Caso a massa fique muito mole, adicione um pouco mais do leite de coco. Faça bolinhas e coloque em forma untada com azeite. Pré aqueça o forno a 180°C e asse em forno médio por aproximadamente 30 minutos.

 

Publicidade

Publicidade