Rafa Brites relata dificuldade com amamentação: “No começo dói”

“As campanhas deveriam dizer: 'Vai doer! Vai ser difícil! Talvez você precise de ajuda. Mas você vai encontrar seu caminho!'”, escreveu a mamãe.

Desde a gravidez, a repórter e apresentadora Rafa Brites compartilha com os seus seguidores reflexões que envolvem a maternidade. Com a chegada de Rocco no dia 2, os posts sobre o tema se tornaram ainda mais frequentes. A artista já usou as redes sociais para falar da falta de empatia entre as mães e o fato de preferir não expor o filho na mídia e, agora, tocou em outro assunto importante: a amamentação nos primeiros dias de vida do bebê.

Neste sábado, 11, Rafa Brites compartilhou no Instagram a experiência que tem tido com o pequeno. “Acho que as campanhas de amamentação são desenvolvidas por homens. Só pode ser. Toda mãe durante a gestação fica sonhando com esse momento tão especial da primeira foto aí. Afinal, quando vemos fotos sobre esse assunto, elas são sempre assim: uma cara plácida, um bebê lindo. Mas verdade seja dita: o começo dói demais! É de ver estrelas. ‘Mas calma, é só acertar a pega!’ Ah, como se fosse fácil. Eles choram, colocam as mãos na frente, escorregam, aí mordem, dói as costas, o pescoço, os braços. E quando você vai ver está com o peito em carne viva. No meu caso, sangrando”, escreveu a mamãe.

Ela também disse que desistir não estava nos seus planos, mas quando percebeu, passava o tempo amamentando e chorando: “Segui dando o peito até que em uma das mamadas eu praticamente desmaiei de dor. No limite resolvi parar, respirar e me perguntei: ‘O que essa criança deve estar sentindo? A mãe chorando. Se contorcendo. Isso não está certo?’. Decidi dar uma pausa de dois dias até cicatrizar. Fiz a ordenha, dei no copinho e na mamadeira também. Chorei, me senti a pior do mundo. Mas é com muita alegria que digo: DEU CERTO“.

Rafa contou que recebeu o apoio das amigas, que revelaram que também tinham enfrentado dificuldades para amamentar e deram dicas para ajudá-la. Com isso, a apresentadora foi descobrindo o que realmente funcionava para ela e o filho. “Comprei uma tipoia para o seio. Passei a usar um algodão com água quentinha no bico antes da mamada. E o principal: ESVAZIAR a auréola antes. Eu já sabia dessa informação, MAS ‘TAVA’ TIRANDO POUCO! Ela precisa estar muiiito mole. MUITO MESMO. Assim ela entra e vai até o palato mole do baby. No início esvaziei com a bombinha. Agora já faço com a mão. Mudou a vida. Outra coisa. Me achei na posição invertida. E Passo toda a mamada SEGURANDO a pega com os dois dedos”, comentou na rede social.

No final da relato, a artista resolveu deixar uma mensagem para as mães que estão passando pela mesma situação que ela vivenciou: “As campanhas deveriam dizer: ‘Vai doer! Vai ser difícil! Talvez você precise de ajuda. Mas você vai encontrar seu caminho! Aos poucos vai entender seu corpo, a anatomia sua e do seu filho. E uma hora vai’. Se permita cicatrizar. Errar. Mas não deixe de recomeçar. Vale a pena. Eu hoje sou a mãe da primeira foto“.

Mais uma vez, o desabafo de Rafa Brites gerou grande repercussão, acumulando, até o momento, mais de 52 mil curtidas e 3 mil comentários de pessoas que elogiaram a postura dela e contaram a experiência que tiveram com a amamentação. Confira o relato na íntegra:

Expectativa X Realidade Agora já está tudo lindo MAS: Acho que as campanhas de amamentação são desenvolvidas por homens.Só pode ser. Toda a mãe durante a gestação fica sonhando com esse momento tão especial da primeira foto aí.Afinal quando vemos fotos sobre esse assunto elas são sempre assim: uma cara plácida um bebê lindo.Mas verdade seja dita: o começo dói demais! É de ver estrelas. Mas calma ,é só acertar a pega! Ah como se fosse fácil. Eles choram, colocam as mãos na frente, escorrega, aí mordem, dói as costas, o pescoço, os braços. E quando vc vai ver esta com o peito em carne viva. No meu caso, sangrando. Mas eu não queria desistir. Quando me ví estava amamentando e chorando de dor. Literalmente deixando o bebê molhado de tanta lágrima. Aí lembrei da dica: o SOL. E da outra: Pomada de lanolina. Pronto, fui eu pro sol com a pomada. Só tem uma questão. ESSAS DICAS SÃO PARA SEREM USADAS SEPARADAMENTE. Lanolina é a base de óleo. Óleo no sol? Tcharam!! Torrei meus mamilos tipo picanha de fim de festa. Mas não queria parar. Segui dando o peito até que em uma das mamadas eu praticamente desmaiei de dor. No limite resolví parar, respirar e me perguntei. O que essa criança deve estar sentindo? A mãe chorando. Se contorcendo. Isso não está certo? Decidi dar uma pausa de dois dias até cicatrizar. Fiz a ordenha ,dei no copinho e na mamadeira também. Chorei me senti a pior do mundo. Mas é com muita alegria que digo:DEU CERTO. Voltei aos poucos Voltei com uma traquitana.Nesse meio tempo falei com várias amigas. TODAS disseram que o começo foi difícil. Cada uma me passou uma dica. A minha amiga de infância Ana me fez até um vídeo mostrando como ela fez. Comprei uma tipoia para o seio. Passei a usar um algodão com água quentinha no bico antes da mamada. E o principal ESVAZIAR a auréola antes.Eu já sabia dessa informação. MAS TAVA TIRANDO POUCO! Ela precisa estar muiiito mole. MUITO MESMO. Assim ela entra e vai até o palato mole do baby. No início esvazie com a bombinha. Agora já faço com a mão. Mudou a vida. Outra coisa. Me achei na posição invertida. E Passo toda a mamada SEGURANDO a pega com os dois dedos. Acabou espaço segue texto nos comentários aqui embaixo⬇

A post shared by Rafa Brites (@rafabrites) on

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s