Quem tem cisto no ovário pode engravidar? Entenda
Embora possam causar dificuldades na hora da fecundação, cistos são comuns durante idade fértil e costumam ser benignos

É bastante comum que cistos, pequenas bolsas com líquido em seu interior, surjam nos ovários ao longo da vida. Em geral, os cistos ovarianos não são motivo para preocupação: eles costumam desaparecer por conta própria sem causar sintomas.
Mas em alguns casos, os cistos ovarianos podem ser sinal de câncer ou de disfunções hormonais que causam impactos para a vida toda. Por isso, é preciso ter atenção às irregularidades menstruais e a quaisquer sintomas pélvicos anormais.
O que causa cistos no ovário?
O surgimento de cistos nos ovários está ligado ao ciclo menstrual e ao sistema hormonal. Os cistos podem ser classificados como funcionais ou patológicos.
O tipo funcional de cisto surge em determinadas etapas do ciclo menstrual. É comum durante a idade fértil e costuma ser benigno. A maioria desaparece sem exigir tratamento.
Esses cistos aparecem quando o folículo ovariano, que contém um fluido que protege o óvulo liberado ao longo do ciclo menstrual, não libera o óvulo ou o fluido protetor. Assim, o folículo pode ficar inchado e se transformar em cisto. Podem aparecer também durante a gravidez.
Já os cistos patológicos são gerados pelo crescimento anormal de células, e podem surgir tanto durante a idade fértil quanto depois da menopausa. Em alguns casos, os cistos podem ser malignos – ou seja, cancerosos.
Condições de saúde sistêmicas, como a endometriose e a síndrome do ovário policístico (SOP), também podem estar relacionadas ao crescimento de cistos ovarianos. A SOP ocorre quando há vários cistos pequenos nos ovários e está ligada a alterações hormonais e resistência à insulina.
Sintomas
Cistos que apresentam crescimento anormal, sangramento, ruptura ou torções provocam sintomas dolorosos e desagradáveis. Mesmo cistos funcionais podem crescer muito e se tornar hemorrágicos ao romper um vaso sanguíneo, causando dor e sangramento.
É mais comum que cistos do tipo patológico causem sintomas, tais como:
- Inchaço no abdômen;
- Dor pélvica;
- Dor quando se movimenta ou quando tem relações sexuais;
- Náusea e vômito.
Alterações hormonais ligadas aos cistos ovarianos podem causar também oleosidade na pele e cabelo; crescimento de pelos em padrão anormal; menstruação intensa ou ausência de menstruação; e dificuldades para perder peso e engravidar.
O diagnóstico é feito por meio de exame clínico, testes de sangue e ultrassons pélvicos. Em algumas situações, intervenção cirúrgica pode ser necessária para remover o cisto. Outros tratamentos hormonais podem ajudar a prevenir o surgimento de novos cistos.
Quem tem cisto no ovário pode engravidar?
As dificuldades para engravidar são uma das manifestações clínicas mais temidas dos problemas relacionados aos cistos ovarianos. Mas não é preciso se alarmar: os cistos, por si só, não são causadores de infertilidade.
Quando o ovário apresenta cistos, a fecundação pode ser dificultada, porque o cisto atrapalha a liberação do óvulo. Além disso, em casos em que os cistos estão relacionados à SOP ou a endometriose, os distúrbios geram dificuldade para engravidar porque causam irregularidade menstrual e outras disfunções. A dica é buscar um médico para acompanhar a saúde e planejar uma gestação com cuidado, se esse for o seu desejo.