Continua após publicidade

Por risco de morte, lojas tiram “segura-bebê” das prateleiras

Varejistas dos Estados Unidos seguiram recomendação de entidade contra os dispositivos que mantém o bebê na mesma posição durante o sono.

Por Chloé Pinheiro
Atualizado em 19 out 2017, 19h11 - Publicado em 19 out 2017, 19h11

Sabe aqueles dois travesseiros em forma de cilindro que impedem o bebê de virar no berço? É melhor tirar da lista do enxoval. A Food & Drug Administration (FDA), órgão público que regula o comércio de vários itens nos Estados Unidos, emitiu um alerta no último dia 4 recomendando que os pais não comprem o produto.

Isso porque ele pode aumentar o perigo de sufocamentos e, consequentemente, da síndrome da morte súbita infantil, quando o bebê saudável sofre uma parada cardíaca sem motivo aparente durante o sono. A entidade segue as recomendações divulgadas em novembro de 2016 pela Associação Americana de Pediatria, de que não deve haver nada exceto o bebê e suas roupas no berço durante o descanso.

Por conta do aviso, grandes varejistas norte-americanas como o eBay tiraram o produto de circulação nos últimos dias. “Desde que saiu a recomendação da Associação, nós já contraindicamos o uso do segura-bebê, assim como o de travesseiros e cobertores, por conta do risco da morte súbita”, aponta Nelson Douglas Enzenbaum, pediatra e neonatologista membro da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

“Qualquer coisa que fique solta no berço, como almofadas e cobertores, está proibida e, quanto menor a criança, maior o risco”, orienta Mariane Cordeiro Alves Franco, presidente do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da SBP. A preocupação é porque, caso o bebê se movimente, pode acabar com o rosto na frente de um desses objetos e não conseguir respirar.

A síndrome da morte súbita, que é rara, acomete principalmente bebês de até seis meses de vida. Embora suas causas ainda não estejam totalmente esclarecidas, já se sabe alguns fatores de risco para ela. Anote as outras dicas para evitá-los e garantir um descanso saudável e seguro:

Continua após a publicidade

  • Dormir em berço no quarto dos pais até os seis meses de vida.
  • Colocar o bebê no berço sempre em decúbito dorsal, ou seja, com a barriga para cima.
  • Não usar cueiros ou embrulhar o bebê em mantas.
  • Posicionar travesseiros anti-refluxo (que não são obrigatórios) embaixo do colchão, não em cima.
  • Capas protetoras nas bordas e o lençol que reveste o colchão devem ser sempre de tecidos grossos e estarem firmemente presos.

https://www.instagram.com/p/BLIR8zqhJ6Z/?tagged=sleeppositioner

Publicidade