Pesquisa indica que crianças com asma podem ser alérgicas a amendoim

No levantamento americano, mais da metade dos pequenos asmáticos era sensível à oleaginosa porém desconhecia o problema.

A relação entre doenças alérgicas e alergias alimentares não é novidade para a ciência. Mas um estudo apresentado na edição de 2015 da Conferência Internacional da Sociedade Torácica Americana – que aconteceu entre os dias 15 e 20 de maio, em Denver, nos Estados Unidos – traz novas descobertas sobre esse elo em crianças, mais especificamente no que se refere à asma e à alergia ao amendoim, um dos alimentos campeões em causar esse tipo de problema.

No trabalho, foram avaliadas 1 517 crianças diagnosticadas com asma. Algumas delas (11%) já sabiam que eram alérgicas a amendoim; outras (44%) foram submetidas a exames de sangue para saber o quão sensíveis eram à oleaginosa. E em 22% dos pequenos examinados o teste acusou alergia. Mas o que surpreendeu os investigadores foi que 53% dos pacientes, bem como seus familiares, desconheciam o problema. 

Isso é preocupante porque muitos sintomas respiratórios de uma alergia alimentar se assemelham aos de uma crise asmática – falta de ar, tosse e chiado no peito são os principais. Com isso, o problema pode passar despercebido pelos pais (ou até pelo médico) e evoluir para manifestações mais graves, como o choque anafilático.

A recomendação de Robert Cohn – líder da pesquisa e diretor médico do Hospital Infantil Dayton, em Ohio, também nos Estados Unidos – é que pais de crianças com asma investiguem se seus filhos também apresentam alergia a amendoim. Embora mais estudos sejam necessários para entender melhor as causas e consequências da relação desses dois problemas nos pequenos, não custa ter cuidado e protegê-los de complicações ainda mais sérias.

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s