Mãe ensina a tirar muco do pulmão pelas costas: essa técnica faz sentido?

O post tem quase 20 mil compartilhamentos, mas não funciona, segundo especialista. Veja detalhes e como realmente diminuir o catarro dos pequenos.

Nesta semana, uma mãe “quebrou” a internet ao ensinar uma técnica para limpar as vias respiratórias do filho de cinco anos com uma massagem nas costas. Na postagem feita no Facebook, ela explica que os movimentos são feitos com mel aquecido, o que puxaria o muco e toxinas para fora do corpo.

“Testem e comprovem por vocês mesmos se acham eficaz ou não. Não estou dizendo nada além disso”, ressaltou ela na publicação, que já recebeu quase 20 mil compartilhamentos e mais de 600 comentários. O material levantou polêmica, assim como atraiu interessados de verdade em testar a tal técnica.

 (Reprodução/Facebook)

O problema é que não há qualquer indício de que funcione de verdade. “Não existe nenhuma comprovação científica de que o que está no pulmão pode sair pela pele, isso é um desserviço para as pessoas”, aponta Kelly Oliveira, pediatra especialista em alergologia e imunologia pela Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) responsável pela página Pediatria Descomplicada no Facebook.

“Além da pele, o catarro teria que atravessar os músculos, os ossos, depois do osso a pleura, que é uma membrana que reveste o pulmão… Enfim, para chegar lá ele teria que passar por muitas camadas, seria impossível apenas puxá-lo com o mel”, completa.

Segundo a médica, o que aparece nas imagens como uma “gosminha”, é uma secreção dos resíduos da própria pele e do mel, resultado da massagem, que fricciona o mel contra a pele por 20 minutos – tempo que, segundo a autora da postagem, varia.

“O que sabemos que o mel faz é aliviar o desconforto nas vias aéreas superiores em crianças com mais de um ano, mas para isso ele deve ser ingerido“, completa a médica. A repercussão foi tanta que fez a autora editar a postagem:

 

O que o mel faz de verdade

O assunto despertou interesse natural porque, nessa época, muitas crianças sofrem com problemas no trato respiratório – dos simples resfriados às infecções e alergias. Por conta disso, é comum e saudável buscar alternativas que fujam dos remédios tradicionais. E elas existem, só não da maneira descrita no post feito nas redes sociais.

“O que devemos fazer para desentupir é inalação com soro fisiológico e lavagem nasal, que ajudam de verdade a depurar o catarro no pulmão e nas vias aéreas”, ensina Kelly que, para complementar, ensina uma outra receita natural. “Dá para fazer um xarope natural à base de mel, limão e gengibre, que têm propriedades anti-inflamatórias e aliviam o desconforto causado pela tosse”, orienta.

Isso tudo depois de consultar o pediatra e descartar infecções mais graves, é claro.

 

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s