Infecção urinária em crianças

Seu filho está com febre e vai fazer xixi a toda hora? Pode ser sinal de infecção urinária. Saiba mais!

Febre, dor abdominal, irritabilidade, falta de apetite. Se esses sintomas tão comuns a outros problemas estiverem associados à vontade de fazer xixi a toda hora, em pequenas quantidades – às vezes, até uns pinguinhos escuros e malcheirosos –, eles podem sinalizar um problema conhecido como infecção do trato urinário. Caso a criança também reclame de ardência ao urinar e de dores na região lombar, aí não resta dúvida de que o mal deu as caras.
 
A doença é causada por bactérias e afeta duas vezes mais as meninas do que os meninos. Isso porque a uretra das garotas, o canal por onde escoa o xixi, é menor do que a dos garotos e está situada a poucos centímetros da vagina e do ânus. Essa localização facilita a migração dos microorganismos que vivem ali rumo ao trato urinário. Quando os invasores chegam à bexiga, o resultado é a cistite – o tipo mais comum de infecção urinária. Se eles subirem até os rins, podem deflagrar um quadro ainda mais grave: a pielonefrite, que causa uma febre altíssima.
 
Para ter certeza do problema, o pediatra pode solicitar exames de urina ou de imagem, como a ultra-sonografia. O ataque às bactérias é feito com antibióticos e, para o alívio dos pequenos, os sintomas desaparecem em poucos dias.
 
A higiene do jeito certo
Para evitar a cistite, a anatomia das meninas requer cuidados especiais:
 
1. Na hora da troca de fralda, é preciso fazer a limpeza da frente para trás, ou seja, da vulva em direção ao bumbum.
2. Toda vez que fizer esse movimento, o algodão deverá ser descartado.
3. Se o bumbum estiver muito sujo, o certo é lavar com água e sabonete e depois secar bem.
4. Durante a limpeza, tanto de meninos como de meninas, é recomendável passar um algodão embebido em água morna e depois outro seco.
5. Se a menina não usa mais fralda, só o papel higiênico não bastará. É melhor passar um algodão úmido e secar depois. Quando ela fizer cocô, lave o bumbum com água e sabonete.

Comentários
Deixe um comentário

Olá,

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s