Como devo cuidar das unhas do bebê?

Especialista esclarece qual é o momento ideal de começar a prática e tira dúvidas sobre a higiene com as mãozinhas das crianças. Confira!

“Sou mãe de primeira viagem e estou insegura quanto à higiene e ao corte de unhas do meu filho. Como devo fazer?”

“A primeira coisa a ser lembrada é que os adultos sempre devem lavar as mãos antes de manipular as unhas da criança, independentemente da sua idade. As unhas devem ser cortadas porque elas acabam acumulando agentes infecciosos. Os responsáveis pelos pequenos devem apará-las com uma tesoura de ponta arredondada. Antes dos 20 dias de vida do bebê, é importante tomar cuidado para não danificar a parte cartilaginosa da unha e para não cortar a pele do seu filho – ou chegar muito perto dela. O ideal é apará-las quando ele estiver dormindo, assim, não existe o risco dele se mexer e causar algum acidente. Se os pais perceberem que a unha está muito grande, o corte pode ser feito já na primeira semana de vida, para não deixar a sujeira se acumulando embaixo dela. Alicate nunca deve ser utilizado e também não se deve tirar a cutícula do bebê. Cortadores de unha até podem ser usados, mas é mais difícil visualizar o local, então, atenção sempre! Quando a criança já estiver maior, é importante lixar as pontinhas das unhas para ela não se arranhar. As luvinhas de recém-nascido também são uma boa alternativa para impedir que o pequeno se machuque”, esclarece Fabíola La Torre, pedriatra Intensivista e Infectologista, do Hospital A. C. Camargo, em São Paulo.

Mande também a sua pergunta para o BEBÊ RESPONDE nos comentários! 

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

w

Conectando a %s