Como manter as crianças longe dos vermes

As verminoses acontecem através do contato com água, comida ou terra contaminada. Saiba como lidar com elas.

“Com quantos anos devo me preocupar em dar remédio contra verme para meu bebê?”

“A incidência de verminose depende muito do local onde mora a criança, as condições socioeconômicas, o grau de higiene e as condições sanitárias da região. Atualmente, com a melhoria dos serviços de saneamento básico, com água encanada e esgoto, e o fim das fossas e água de poço, as verminoses tiveram uma nítida redução. Mas ainda ficaram os mitos como “manchas brancas na pele é sinal de verminose”, mentira. Verme não dá manchas brancas na pele, isso coincide com períodos de pele seca. Outro mito: “ele ficou com vontade de um brinquedo ou comida, vai dar verme”, mentira. Verme se adquire tomando água não potável, contaminada, verduras, frutas e legumes mal lavados, andar descalço em regiões de terra contaminadas, e não passando vontades.
Após o exame clínico, análise das condições onde a criança vive e, quando necessário, um exame de fezes, o seu pediatra tomará a decisão de medicar com um vermífugo ou não. Lembrando que todo medicamento tem efeito colateral e a automedicação deve ser evitada”, explica o pediatra Tadeu Fernando Fernandes, membro do Departamento Científico de Pediatria Ambulatorial da Sociedade Brasileira de Pediatria (SBP).

Comentários
Deixe um comentário

Olá, ( log out )

* A Abril não detém qualquer responsabilidade sobre os comentários postados abaixo, sendo certo que tais comentários não representam a opinião da Abril. Referidos comentários são de integral e exclusiva responsabilidade dos usuários que escreveram os respectivos comentários.

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s