Caso Selena Gomez: entenda como o lúpus dificulta a gravidez
Artista revelou que não poderá engravidar em função do lúpus e de outros problemas crônicos de saúde
A atriz e cantora Selena Gomez, de 32 anos, revelou em entrevista recente à Vanity Fair que, em função de problemas de saúde, não vai poder realizar o sonho de engravidar. Citando diferentes condições para explicar o motivo, ela destacou o lúpus como principal empecilho.
Selena, porém, enfatizou que segue com os planos de ser mãe, e agora estuda recorrer à adoção ou à “barriga de aluguel” para isso.
Entenda mais sobre o lúpus e como ele pode prejudicar uma gestação.
Quais as complicações do lúpus em caso de gravidez?
O lúpus, cujo nome inteiro é lúpus eritematoso sistêmico (LES), é uma doença autoimune, crônica e inflamatória. Ela é dez vezes mais comum em pessoas do sexo biológico feminino do que naquelas do masculino, manifestando-se principalmente bem na idade reprodutiva, entre os 15 e 45 anos – embora possa surgir em qualquer idade.
Não se sabe exatamente o que causa o lúpus, mas se acredita que haja influência de fatores genéticos e ambientais. A doença provoca inflamações em diferentes partes do organismo, com graus variados de gravidade. Em geral, os rins são uma das estruturas mais afetadas, também sendo extremamente comum apresentar lesões na pele. Além de problemas relacionados aos órgãos acometidos, o LES também gera sintomas inespecíficos como febre, fadiga e perda de peso sem explicação aparente.
Entre as complicações associadas à doença na gestação, aparecem uma piora na função renal, eclâmpsia, hipertensão arterial e os impactos que isso pode gerar na função cardíaca. O manejo do lúpus também se torna mais complicado, já que alguns medicamentos usados no controle da doença afetam o desenvolvimento fetal.
É possível engravidar tendo lúpus?
A contraindicação à gestação costuma ser recorrente para pacientes com lúpus, mas é importante observar que a doença nem sempre inviabiliza uma gravidez. No entanto, é preciso contar com orientação médica atenciosa, tanto do obstetra quanto do reumatologista, pois a gestação tem, sim, maior risco.
No caso de Selena Gomez, o quadro foi agravado não apenas pela doença, mas por outros problemas de saúde que aumentavam ainda mais os riscos para si mesma e para o feto: ela já passou por um transplante de rim em função do lúpus, e também está em tratamento para o transtorno bipolar – em muitos casos, os medicamentos usados para lidar com a bipolaridade também devem ser revistos diante de uma gestação.
Se você tem um diagnóstico de lúpus, busque sempre orientação médica sobre os riscos de engravidar, com base em uma avaliação individualizada a respeito das características do seu caso.