Continua após publicidade

Câncer infantil: Ministério da Saúde divulga novas orientações

Em 2014, a doença ficou em oitavo lugar entre as causas de morte de crianças de 0 a 4 anos. Saiba mais!

Por Luísa Massa
Atualizado em 15 fev 2017, 13h55 - Publicado em 15 fev 2017, 11h59

Nesta quarta-feira, 15, é Dia Internacional do Combate ao Câncer Infantil. Segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA), 2.724 pessoas vítimas do câncer infantojuvenil faleceram em 2014 no Brasil. Pesquisas do Instituto também apontam que a doença é a segunda causa de óbito entre crianças e adolescentes.

Na última sexta-feira, 10, Francisco Figueiredo, secretário de Atenção à Saúde do Ministério da Saúde, e Ana Cristina Pinho, diretora-geral do INCA, participaram de um evento em que a enfermidade foi debatida. Na ocasião, também foi anunciado o lançamento do Protocolo de Diagnóstico Precoce do Câncer Pediátrico.

O documento é dedicado para os profissionais da saúde e traz orientações sobre a doença – como informações sobre a população em risco, os principais tipos de câncer e possíveis tratamentos. Como a enfermidade tende a crescer mais aceleradamente em crianças, o diagnóstico precoce é fundamental. Com o protocolo em mãos, os especialistas poderão seguir as condutas necessárias para identificar e tratar o problema o quanto antes.

“O que dificulta, em muitos casos, a suspeita e o diagnóstico do câncer nas crianças e nos adolescentes é o fato dos sinais e sintomas serem comuns a outras doenças. Em alguns casos, as famílias recorrem à assistência médica várias vezes e o paciente pode ser diagnosticado já com a doença avançada”, comentou Figueiredo.

Continua após a publicidade

Realmente, os sintomas do câncer se assemelham aos de outros problemas que acometem os pequenos – como febre persistente, perda de peso, palidez, sangramentos e manchas no corpo, dor óssea e de cabeça, além do aumento de gânglios. Por isso é tão importante levar o filhote ao pediatra, tirar todas as dúvidas e manter os exames em dia.

Continua após a publicidade

 

 

Publicidade